segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

2016 - Janeiro

Poupar

Poupar era a palavra de ordem do mês de Janeiro. Comecei por aderir ao desafio das 52 semanas, tão badalado no início do ano, e com isso poupei 200€ neste mês. A juntar a isso, não comprei qualquer peça de roupa nos saldos (nem sem ser em saldos), nem para mim nem para a mais nova (comprei-lhe umas botas muito quentinhas com pêlo por dentro, não é roupa vá, é calçado, a miúda precisa dos pés quentinhos). A minha roupa pode até ter borbotos, mas não faz mal. vai dando para o gasto. A roupa dela é mais do que suficiente, com as peças que lhe ofereceram no Natal já fica com um conjunto de roupa para cada dia da semana durante duas semanas, caso não tenha oportunidade de lavar a roupa numa semana. Relativamente a compras de supermercado, fui lá menos vezes, talvez porque agora o meu horário é mais extenso e sobra-me cada vez menos tempo para ir ao supermercado, e quando vou é a correr comprar só mesmo aquilo que faz falta no momento. Aproveito promoções quando tenho oportunidade e necessidade e acho que isso é uma boa ajuda no orçamento familiar. No entanto no último dia do mês fui lá com tempo e deixei lá uma renda em detergentes para começar a empreitada de limpezas na casa nova, é um mal necessário.

Não jantámos fora este mês, o que também ajudou a poupar uns cobres. Parecendo que não, e mesmo que seja em sítios em conta, jantar fora é sempre um gasto extra que uma pessoa às vezes se esquece de considerar. Almoçámos fora só no último dia do mês, num passeio pelo nosso Portugal profundo.

Resumindo, menos tempo, menos hipótese de gastar dinheiro. Em compensação fiz algumas compras necessárias online, mas nenhuma extravagância, apenas bens necessários e que teria de comprar de qualquer forma, como tinteiros para a impressora, por exemplo.

Para o primeiro objectivo do ano nem correu nada mal. A ideia é tentar manter o registo, para a frente é que é caminho!

1 comentário:

Jo disse...

Boa! Há meses em que conseguimos poupar menos, noutros mais... É importante tentar manter o foco e aos poucos vamos conseguindo! :)