quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Do Ernesto ao Che

Argentina, Bolívia, Perú, Equador, Venezuela, Guatemala. Ao longo dos últimos dias viajei por estes países com Ernesto Guevara e Carlos Calica Ferrer, em autocarros num estado tão precário que até era difícil imaginar ou à boleia quando o dinheiro escasseava.
Esta foi a segunda viagem que Ernesto Guevara fez pela América Latina, a viagem que o transformou no Comandante Che Guevara.
Guevara interessava-se pela política dos países por onde passava e pela luta contra a lepra.
Foi depois desta viagem, que para ele terminou na Guatemala, depois de passar por ditaduras e democracias condicionadas que foi para o México, como clandestino, foi preso e acusado de estar entre aqueles que planeavam uma invasão a Cuba, onde governava Batista. Aliou-se à causa e a Fidel Castro e, juntamente com outros homens, conseguiram fazer uma revolução que levou à libertação de Cuba.
Ficou-me uma frase dita pelo próprio Ernesto Guevara:
"Nasci na Argentina, não é segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se os ilustríssimos senhores da América Latina não se ofendem, sinto-me tão patriota da América Latina, como o mais patriota, e no momento em que fosse necessário estaria disposto a dar a vida pela libertação de qualquer países da América Latina, sem pedir nada a ninguém, sem nada exigir, sem explorar ninguém."

1 comentário:

Hugo disse...

Tens que ver o filme "Diarios de motocicleta" sonbre o Che.

http://www.imdb.com/title/tt0318462/