segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dos nossos Carnavais

O nosso Carnaval, durante anos, foi feito de desfiles, fatos confeccionados pelas mães, carros feitos pelos pais, flores coladas por nós, três dias de festa intensa mas dois meses antes já tínhamos os planos de que nos íamos mascarar, como ia acontecer, que tecidos era preciso comprar, e por aí fora. No centro da vila reuniam-se todas as aldeias da freguesia, cada uma com o seu carro e os seus desfilantes. Nós representávamos a nossa aldeia com orgulho porque os nossos fatos eram sempre os mais bem feitinhos, não era por acaso, na aldeia tínhamos três costureiras de profissão, o que nos conferia vantagem nesse campo.
No domingo de Carnaval saíamos à rua, à tarde, para começar o desfile por volta das 15h, vaidosos dentro dos nossos fatos de Carnaval, com um conjunto de pessoas todo igual, chegámos a ser perto de 50 a desfilar pela nossa aldeia. Tínhamos coreografias previamente ensaiadas. Dávamos duas voltas ao largo da vila e o júri dizia de sua justiça. Conseguimos durante alguns anos o 1º lugar. Lembro-me de nos termos mascarado de abelhas, ratos mickey e minnie, nenúfares, palhaços (o ano mais divertido), cartas, espantalhos, laranjas e limões, entre outros. Os fatos causavam sensação, o tamanho do grupo também.
No domingo à noite íamos ao Baile de Carnaval, de caras tapadas para não nos conhecerem. Ainda não satisfeitos com o cansaço de dançar no desfile, dançavamos até cansar os pés. Cheguei a dançar em cima do palco com o grupo que estava a cantar. Claro que só o fiz por ter a cara tapada, não teria coragem de o fazer de cara à mostra!
Terça-feira de Carnaval saíamos de novo à rua para novo desfile, para quem não tinha vindo assistir no domingo. Estes dias traziam muita gente à nossa vila.
Estas festividades duraram 12 anos, se não me engano. Tudo tem o seu tempo limite, e o nosso Carnaval, como o conhecíamos, acabou quando eu tinha 17 anos.
Hoje limito-me a jantar com os amigos num dos dias de véspera de Carnaval, vestimos fatos a gosto e celebramos o Carnaval desta forma. No ano passado fui uma Can-Can Girl, este ano serei uma Odalisca. E esse jantar será hoje.

Fonte da imagem: aqui

2 comentários:

Nirvana disse...

Boas recordações!!
Eu também vou celebrar o Carnaval assim. Jantar com os amigos, mascarados, e depois um pézinho de dança.
Beijinhos

Kelle disse...

Nirvana, chega uma altura da vida em que já não temos férias no Carnaval, os amigos espalham-se pelo país e pelo mundo e um jantarzinho com eles é tudo o que queremos, e se pudermos estar mascarados para entrar no espírito, melhor :)