sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro

Inês é a narradora desta história, uma adolescente de dezassete anos de boas famílias, que mora na Linha, frequenta um colégio inglês e tem tudo para ter sucesso na vida, aos olhos da mãe e do padrasto é uma menina sensata e certinha.
"O Fim da Inocência" é a história totalmente verídica e assustadora de uma adolescente que usou como máscara o nome Inês. Inês e o seu grupo de amigos, filhos de gente da alta sociedade,começam a enveredar pelos caminhos do sexo e da droga demasiado cedo, as descobertas sucedem-se e começam a perder a noção dos valores, do certo e do errado e acabam inevitavelmente a pensar que violações, Sida e doenças sexualmente transmissíveis são coisas que só acontecem a gente de mau aspecto. A pressão social, o querer pertencer a um grupo e o desejo da popularidade conduzem os adolescentes a uma espiral de loucura. Os pais destes jovens demitiram-se da sua principal função, a de pais, e juntamente com o excesso de informação na internet a que as crianças e jovens têm acesso, há uma necessidade de mudança de mentalidades por parte dos pais, o mito de "o meu filho jamais faria isso" caiu por terra e, quer queiramos quer não, os perigos nesta fase da vida espreitam em cada amigo, cada conhecido, cada saída à noite e até em cada dia de escola. Estes pais não poderão proteger os seus filhos se desconhecem por completo o que eles fazem depois da escola, nas saídas à noite e na internet, estes pais deveriam ter estado atentos que os filhos não se criam sozinhos.
A sensação com que fico depois desta leitura é que os jovens têm pressa de crescer, querem viver tudo demasiado cedo, demasiado rápido, querem agora e já, e quando atingem essas vivências, tudo acaba por deixar de ter graça, as experiências têm de ser ainda mais fortes para lhes proporcionar algum deslumbre.
Este livro é uma visão assustadora da adolescência dos nossos dias.
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.
Fonte: fnac.pt

2 comentários:

Hugo disse...

Tb tenho este livro

Kelle disse...

Tens onde?