segunda-feira, 29 de julho de 2013

Descida do Rio Mondego em kayak



Andava há muitos anos a dizer que um dia haveria de descer o rio de canoa, mas nunca se tinha proporcionado tal aventura, até que a oportunidade finalmente surgiu com a FAME, a escola de dança que frequento. A malta da FAME, um conjunto de boas pessoas cheias de boa disposição e sempre com um sorriso, organizaram a descida de rio para promover o encontro entre todos os alunos da escola e para passar um dia diferente. O evento resultou num dia muito divertido com aquelas pessoas que começamos a conhecer aos poucos. Foram 15.60km a remar, expostos a um sol abrasador, mas 15.60km sorridentes.

Conclusões: 
  • Descer o rio num daqueles dias de calor extremo pode resultar em queimaduras solares e desidratação, é preciso ter atenção e estar sempre a repôr o protector solar e a beber água. Eu consegui não me queimar nem um bocadinho, mas cheguei a parar no meio do rio para meter o protector.
  • Há muitas empresas que organizam descidas de canoa no Mondego, fomos com o Pioneiro do Mondego e devo dizer que a antipatia da maioria das pessoas que lá trabalham me levam a nunca mais descer o rio com eles.
  • A barragem da Aguieira faz descargas de manhã, pelo que às 11h o caudal do rio é o mais adequado para a prática destes desportos.
  • Se pararmos de remar, quando se acaba o embalo a canoa pára também, não há corrente suficiente para ir por aí abaixo sem remar.
  • Como a descida é um bocadinho demorada, ainda foram uns quantos km, convém levar comida para ir repondo a energia.
Foi um dia diferente e divertido, que não me importo de repetir. Aqui fica o percurso que fizémos sempre com a pagaia nas mãos, umas vezes a remar e outras que nem por isso. :)



Sem comentários: