sexta-feira, 5 de julho de 2013

Gangster Squad


Em LA, no pós-Segunda Guerra Mundial, o gangster e ex-pugilista Mickey Cohen (Sean Penn) ameaça controlar a cidade e todas as formas de poder, incluindo o poder político e judicial. A polícia (os poucos honestos que sobram) parecem estar de mãos atadas perante as influências de Mickey Cohen, no entanto, o chefe da polícia Bill Parker (Nick Nolte) resolve convocar o sargento John O'Mara (Josh Brolin) para organizar um grupo de polícias de topo para destruírem o império de Cohen e capturá-lo, sem fardas nem qualquer identificação policial. Jerry Wooters (Ryan Gosling), colega e amigo de O'Mara começa por achar a missão impossível, ainda assim junta-se a ela.
É impossível ficar indiferente a este conjunto de actores e ao facto de ser uma história baseada em factos reais que aconteceu numa época de grande ebulição em LA.
Provavelmente não é uma obra à altura de outras do género mas é um filme intenso, com um elenco forte e um tema que não desilude, com um bom ritmo, com alguns momentos de humor. Por ser baseado numa história real, o argumento é limitado.
Levantam-se questões sobre legalidade, moralidade e integridade das acções deste grupo de polícias que se junta para acabar com Mickey e com as suas acções no mundo do crime organizado.
É ainda assim um filme interessante, no entanto, fica a sensação que ficou algo por aproveitar neste filme, seja a nível das personagens quer da história.
Los Angeles, 1949. Cruel, nascido em Brooklyn e rei de um gang, Mickey Cohen comanda a vida na cidade, colhendo os ganhos ilícitos de drogas, de armas, da prostituição e - se tiver oportunidade - de todas as apostas colocadas a oeste de Chicago. Mickey faz tudo isso com a protecção não só dos seus guarda-costas, como também da polícia e dos políticos que estão sob o seu controlo. É o suficiente para intimidar até o polícia mais corajoso, excepto talvez para a pequena e secreta equipa da LAPD liderada pelo Sargento John O'Mara e Jerry Wooters, que se juntam para derrubar o mundo de Cohen. Sob a direcção de Ruben Fleischer, "The Gangster Squad" mostra-nos uma série de acções que envolvem os esforços da Polícia para recuperarem a sua cidade do chefe da Máfia mais perigoso de todos os tempos. O filme conta ainda com a participação de Nick Nolte como chefe da Polícia "Whiskey Bill" Parker; e Emma Stone como Grace Faraday, a namorada de Mickey e alvo da atenção de Wooters.
Fonte: cinema.sapo.pt
Gangster Squad no IMDB.

Sem comentários: