segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Zmar - "Verde para crer"

No fim de semana passado (aquele que consta que acabou ontem) proporcionou-se uma ida ao Zmar - Eco Camping Resort, o primeiro parque ecológico e de 5 estrelas (luxo) e que fica lá para os lados da Zambujeira do Mar.
Fiquei surpreendida pelo espaço em si: um descampado gigantesco, com caixotes de separação de lixo em todo o lado, com estação de tratamento de águas, centro de reciclagem, com infra-estruturas muito boas, uma piscina de 100m, uma sala de convívio gigante e muito bem decorada, matrecos grátis, um supermercado, uma esplanada com o comprimento da piscina, uma piscina de ondas, actividades desportivas durante a tarde, parque infantil cheio de distracções para as crianças, entre tantas coisas! Ficámos numa ZVilla, uma casinha de madeira, assente em estacas, com dois quartos, uma casa de banho, uma cozinhita e uma sala com TV (até tinhamos SportTV).

Provavelmente o único espaço verde lá do sítio. A malta estica as toalhas na relva e vai para a piscina.

Esta casinha devia ser a única coisa que existia neste terreno. Atrás dela está um espaço enorme (como tudo neste sítio) reservado a espectáculos.
Aproveitei para fazer umas piscinas (ali vou eu com o bracito no ar) mas a piscina parecia não ter fim. Quando chegava à outra ponta já quase conseguia cuspir os pulmões.

A esplanada era feita de um material que imitava madeira. Ocupava todo o comprimento da piscina.

E aqui está a dita piscina que parecia que não acabava nunca! Só não tinha pé no meio da piscina, de resto há sempre pé e nas pontas de um lado tem uma rampa e do outro degraus. Tem 4 nadadores salvadores, um exagero diria eu, mas antes demais que de menos!

Nesta foto vê-se um bocadinho do percurso da actividade Arvorismo e apesar de parecer perigoso, os monitores acompanhavam sempre as pessoas, preparados para subir a um exercício para is buscar alguém e davam umas dicas para quem fazia aquilo a primeira vez.

Um dos exercícios é slide de um monte para o outro. Há 3 slides durante o percurso, mas a inclinação não é muito grande e por isso não assusta.

O exercício final era provavelmente o mais complicado, tentar manter o equilibrio em cima de uns cilindrozitos de madeira (que se viravam facilmente) era tarefa complicada.

Depois de 2 dias neste Resort especial recomendo a quem queira passar uns dias na paz e no sossego do Alentejo, com umas óptimas condições e com educação sobre a separação e reciclagem do lixo. Tenho a certeza que muitas das pessoas que lá estavam voltaram a casa muito mais conscientes da necessidade de separação do lixo.

4 comentários:

Mary disse...

Parece tudo muito fixe. E o preço, era bom ou nem por isso?

Belo fim de semana!

Kelle disse...

O preço não é assim tão amigo do ambiente quanto isso, mas também não é um exagero! Esqueci-me de mencionar que o Zmar tem SPA e ginásio, só que este ano ainda não estiveram em funcionamento porque estão ainda em fase de acabamentos! podes ver preços aqui: http://www.zmar.eu/

aha disse...

aha! este fds vou la eu... vamos ver se ja tem ainda mais verde! :)

Kelle disse...

Aha, vais adorar o arvorismo e vê lá não percas nenhum pulmão na piscina de 100m :D
Este ano já deve ter o SPA e o ginásio a funcionar!