domingo, 11 de abril de 2010

A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery

A Elegância do Ouriço, escrito por Muriel Barbery, é um relato a duas vozes, uma porteira auto-didacta que esconde o seu interesse pela literatura e arte e uma criança de 12 anos, sobredotada, que se sente aprisionada na sua cultura rodeada de gente que vive das aparências (a sua própria família e os vizinhos) que almeja suicidar-se quando completar 13 anos depois de lançar o fogo à sua residência. A história passa-se em Paris, numa rua chique onde mora parte da nata da cidade-luz.
Ao início achava o livro terrivelmente aborrecido, com um vocabulário muito próprio que me fazia recorrer frequentemente ao dicionário, mas com o avançar da história começa a tornar-se mais acessível e cativante. A amizade entre a porteira e a menina surge por um acaso e, apesar de durar pouco tempo, transforma a visão que as duas têm da sociedade, do valor da amizade e da vida.

Este romance a duas vozes alternadas decorre num edifício situado num bairro rico de Paris e habitado por uma burguesia rica e snobe. Renée é uma porteira de 54 anos, cultíssima e autodidacta. Porém esconde-se por detrás da figura humilde que todos esperam ver numa porteira e fá-lo com um humor satírico. Paloma é uma adolescente superdotada de 12 anos, intensamente consciente da vacuidade do destino que a espera. Também ela se esforça por esconder a sua inteligência e o olhar demasiado lúcido com que encara sobre o mundo e a elite a que pertence. Esta jovem decidiu suicidar-se no dia em que completasse treze anos. Mas tudo isso mudará com a chegada de um japonês, o senhor Ozu...

Fonte: fnac.pt

Sem comentários: