terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como gastar 50€ sem dar conta disso


Entras na Loja do Cidadão e levantas 50€ logo à partida. Tiras senha para o balcão do IMTT e outra para o IRN (Instituto de Registos e Notariado).
A senhora do IMTT chama primeiro, lá vais tu, sentas-te e pedes para mudar a morada da Carta de Condução que deve estar a condizer com a morada do Cartão de Cidadão (que mudaste online e por isso não tiveste de pagar nadinha, um luxo nos dias que correm). Depois de mostrar a carta de condução, o cartão de cidadão e de dar uma foto tipo-passe, assinas uma folha e largas logo ali 15€. Ainda assim a nova carta vai demorar entre 3 a 4 meses, diz a senhora que estas coisas estão assim com grande atraso, vá-se lá saber porquê.
A seguir o senhor do balcão do Documento Único Automóvel do IRN chama a tua senha (isto pode demorar um bocadinho, dependendo da quantidade de conversa que o cliente anterior está disposto a ter com o senhor que atende neste balcão), pedes para mudar a morada do proprietário do teu veículo. Depois de mostrares o Documento Único Automóvel e o Cartão de Cidadão, dizes a morada nova, assinas e entregas 35€. Está tratado, assim, com rapidez que eu não sou pessoa de fazer esperar quem está a seguir. Demora cerca de uma semana a vir o novo documento, pelo menos este é rápido.
Quando sais pensas "acabei de contribuir com mais uma pedrinha para tapar o buraco do Estado."
Ora vamos lá ver, há uma coisa que é preciso frisar, se há uma coisa boa que esta gente inventou foi a Loja do Cidadão, ora se assim não fosse eu teria de me dirigir a dois edifícios diferentes, que podiam não se situar sequer perto um do outro, e que estariam fechados à hora a que fui à Loja do Cidadão, teria provavelmente de perder uma tarde para ir tratar destes assuntos e assim numa hora ficou tudo resolvido e pago. O que está bem feito também deve ser falado e a Loja do Cidadão foi uma grande invenção.

2 comentários:

Timido disse...

Ou então podias ter ido ao balcão perdi a carteira, com marcação prévia (sem necessidade de espera) e fazias tudo por 30€ ou qualquer coisa assim...

Kelle disse...

Ora aí está uma coisa que não me ocorreu! Então e se assim fosse alteravam-me a morada ou davam-me os documentos com a morada antiga? Aí é que reside o cerne da questão :)