terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dia do Professor

Comemorou-se ontem o Dia do Professor e eu comecei ontem a escrever este post. Professor é uma das profissões mais importantes de todo o sempre, sem professor não haveria médico, advogado ou engenheiro. O Professor é a pessoa chave de toda a nossa existência e é uma pena que a profissão esteja tão desgastada e tenha perdido o seu valor. Não sei quando isso aconteceu, mas hoje em dia a figura do Professor já não tem o mesmo respeito, já não tem o mesmo valor e é uma pena que essa ideia se tenha perdido.

Obrigada, antes de mais, à minha mãe que apesar de não ter sido minha professora directamente, foi-o à sua maneira em casa, ainda que os miúdos dela lhe roubassem a paciência que poderia ter comigo ao fim do dia e não tenha visto os meus trabalhos de casa tantas vezes como deveria. A minha mãe era daquelas professoras à antiga, conseguiu sempre impor o respeito, a educação e a admiração. Ainda conheço algumas feitas desta matéria.

Obrigada à professora da escola primária, a Professora Dulce a quem hei-de chamar sempre "a minha professora" que foi a mesma do 1º ao 4º ano e tenho a certeza que isso só nos trouxe vantagens. À moda antiga, exigente até dizer chega, fez-nos pessoas melhores, com mais ou menos castigos, com mais ou menos raspanetes mas sei hoje que fez o melhor para nós.

Obrigada à professora de francês do 7º ao 9º, a Professora Licínia, uma senhora com uma paciência infinita, uma voz irritante, um Mercedes branco que mais parecia uma banheira e que acedeu à nossa vontade de ir a Paris. Nós fomos e ainda hoje falamos disso quando nos encontramos. As boas memórias são tantas que ainda há pouco tempo passámos uma noite a rir à conta disso.

Obrigada à professora de matemática do 5º ao 9º, a Professora Dália, tenho a certeza que foi ela que me fez gostar assim de matemática.

Estas foram apenas algumas pessoas que me marcaram nestes anos todos que levei a estudar. Os da Faculdade pouco se destacaram, eram "só mais um" e nós éramos "só mais um" no meio de tantos.

Obrigada aos Professores desta vida, os que se esforçam e vêem o seu esforço remetido à insignificância tanto por alunos, pais e especialmente pelo nosso Governo.




1 comentário:

Ângela disse...

Um merecido agradecimento a todos esses nossos professores, incluindo a tua mãe que será sempre uma grande mãe e mulher!
E da minha parte um muito obrigada, porque embora tenha sido opção, faço parte desse grupo de malta que cada vez é menos valorizado...diria mais, que cada vez mais faz o que os pais deveriam fazer :(