segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Planalto e a Estepe, de Pepetela


Em Moscovo, nos anos 60, nasce um amor proibido entre um jovem estudante angolano e uma jovem estudante mongol. A força da autoridade do pai da jovem mongol e o conjunto de informadores sempre à escuta afastam de modo quase irreversível este casal com um amor para a vida.
Seguem caminhos diferentes, um de clausula, outro na guerra de libertação dos países africanos. No decorrer da viagem, o livro leva-nos de Angola a Portugal (primeiro Lisboa, depois Coimbra e as suas tradições académicas), Moscovo, Mongólia, Argélia, Cuba até terminar de novo em Angola.
A escrita de Pepetela permite-nos imaginar os cenários, os sentimentos e ideologias políticas com sofrimento e paixão.


Novo livro de Pepetela. Angola, dos anos 60 aos nossos dias. A história real de um amor impossível.
Do encontro entre um estudante angolano e uma jovem mongol, nos anos 60, em Moscovo, nasce um amor proibido.
Baseada em factos verídicos, ficcionados pelo autor, esta história põe em evidência a vacuidade de discursos ideológicos e palavras de ordem, que se revelam sem relação com a prática. Política internacional, guerra, solidariedade e amor, numa rota que liga um ponto perdido de África a outro da Ásia, passando pela Europa e até por Cuba. Uma viagem no tempo e no espaço, o de uma geração cansada de guerra num mundo cada vez mais pequeno.
Fonte: fnac.pt

1 comentário:

Tiago M. Franco disse...

A história de amor entre as personagens é, quanto a mim, apenas um dos ingredientes deste livro. A reconstituição histórica é fantástica. Além de não a considerar uma obra-prima, recomendo a leitora deste livro, pois é um bom livro.