segunda-feira, 12 de março de 2012

A Sociedade Literária da Tarde de Casca de Batata, de Mary Ann Shaffer


A história de "A Sociedade Literária da Tarde de Casca de Batata" passa-se no período pós-guerra da 2ª Guerra Mundial, nas ilhas do Canal da Mancha, especialmente a ilha de Guernsey.
Juliet é uma jovem escritora londrina que se vêm a braços com a tarefa árdua de encontrar um tema para o seu novo livro, depois do lançamento de um sucesso de vendas. No dia em que Juliet recebe uma carta de Dawsey Adams, um habitante de Guerney que tem um livro que era dela, a sua vida muda sem que ela se aperceba. Num instante Juliet começa a trocar cartas com alguns habitantes de Guernsey que têm em comum o facto de pertencerem a uma Sociedade Literária, ainda que a criação da mesma tenha sido apenas uma desculpa para um jantar de porco assado na época da ocupação nazi.
Neste livro, escrito em forma de cartas, a amizade torna proporções nunca antes visitadas, e a narrativa dá-nos a conhecer os pormenores dolorosos da ocupação nazi, as restrições de comida, a separação de familiares, os campos de concentração, a coragem dos insulares e a forma como os livros ajudam os habitantes de Guernsey a ultrapassar uma época tão difícil como é a da guerra.

Uma história comovente sobre o poder da amizade, dos livros e do amor durante a ocupação Alemã na ilha britânica de Guernsey na segunda guerra mundial.
Lon­dres, 1946. Depois do sucesso estron­doso do seu pri­meiro livro, a jovem escri­tora Juliet Ash­ton pro­cura duas coi­sas: um assunto para o seu novo livro, e, embora não o admita aber­ta­mente, um homem com quem par­ti­lhar a vida e o amor pelos livros. É com sur­presa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor cha­mado Daw­sey Adams, resi­dente na ilha bri­tâ­nica de Guern­sey, a comu­ni­car que tem um livro que outrora per­ten­ceu a Juliet. Curi­osa por natu­reza, Juliet Ash­ton começa a corresponder-?se com vários habi­tan­tes da ilha. É assim que des­co­bre que Guern­sey foi ocu­pada pelas tro­pas ale­mãs durante a Segunda Guerra Mun­dial, e que as pes­soas com quem agora se cor­res­ponde for­ma­vam um clube secreto a que davam o nome de Soci­e­dade Lite­rá­ria da Tarte de Casca de Batata. Fas­ci­nada pela his­tó­ria da dita Soci­e­dade Lite­rá­ria, e ainda mais pelos seus novos ami­gos, Juliet parte para Guern­sey. O que encon­tra na ilha mudará a sua vida para sempre…
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: