segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os Subterrâneos da Liberdade Vol.1 Os Ásperos Tempos, de Jorge Amado


O romance "Os Ásperos Tempos" é o primeiro livro da triologia "Os Subterrâneos da Liberdade" que conta ainda com os livros "Agonia da Noite" e "A Luz no Túnel".
Neste primeiro livro, escrito em 1954, a acção começa nas vésperas do golpe de estado que implantou a ditadura de Getúlio Vargas, em 1937. São Paulo, os salões da alta sociedade, os espaços operários e os espaços clandestinos são os cenários desta história.
O foco saltita entre a elite do país e o proletariado traçando assim um painel da sociedade brasileira da época, sempre envolto em histórias de traição, corrupção, amor e valentia.
O romance adopta um teor realista dando a conhecer a história brasileira, entre figuras históricas e personagens fictícias e descreve com a mesma desenvoltura as greves operárias, os banquetes da alta sociedade, o trabalho clandestino dos comunistas, os negócios escuros e as mentiras dos jornais sob censura.
Este livro é fantástico, não só pela forma como está escrito, com uma clareza evidente, mas também  pelo facto de mostrar os factos reais que me ajudam a perceber momentos da história que não vivi.

A luta do povo brasileiro pela liberdade durante os tempos do Governo de Getúlio Vargas constitui o tema fundamental do romance tripartido Os Subterrâneos da Liberdade.
"Os Ásperos Tempos" , primeiro volume da trilogia, traz a instauração do regime ditatorial do Estado Novo, o comportamento das forças políticas, os ideais proclamados e os primeiros movimentos de resistência.
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: