sexta-feira, 1 de março de 2013

LX 60, de Joana Stichini Vilela e Nick Mrozowski


LX60 é um livro sobre a vida de Lisboa, os acontecimentos e as peripécias que aconteceram nos anos 60 e que mudaram a cidade para sempre. É um livro sobre a moda, sobre a música, sobre o Estado, sobre a Guerra, sobre tantos assuntos que faziam de Lisboa a cidade cosmopolita dos anos 60.
Este livro é uma cápsula do tempo que catalogou lugares, pessoas e episódios naquela década, num contexto tanto social como político.
Ler este livro é como fazer uma viagem ao passado, é um gosto enorme saber como era, como viviam, como sentiam, como vestiam, como ousavam, naquele tempo, que parece tão longínquo mas ao mesmo tempo tão próximo.
Em jeito de incentivo à leitura deste livro, numa perspectiva mais histórica, enuncio algumas curiosidades que me chamaram a atenção:

  • A música "A morte saiu à rua" de Zeca Afonso foi escrita em homenagem a José Dias Coelho, militante do PCP morto a tiro pela PIDE numa noite em Alcântara.
  • Quinze anos antes do golpe de Estado do 25 de Abril de 1974 houve uma tentative de golpe com o nome "Operação Papagaio" que tinha tudo para dar errado, e deu.
  • Cidália Moreira, aquela que foi apelidada de fadista cigana era casada com o mago Raul Karma e assistente, cuja imagem de marca era conduzir de olhos vendados.
  • A famosa expressão das "obras de Santa Engrácia" deve-se à obra que mais tempo demorou em Lisboa, tendo início em 1682 como Igreja de Santa Engrácia e fim em 1966 já como Panteão Nacional.
Esta leitura é necessária para todos aqueles que queiram compreender um pouco mais da nossa história e de acontecimentos que deram lugar ao presente.
As primeiras boîtes, os livros proibidos, os concursos de mini-saias e de ié-ié. As vedetas da TV, os bordéis, os mamarrachos, um ditador. A vida na Lisboa dos anos 60 é tudo isto, e muito mais. Baseado em factos históricos e memórias reais, esta cápsula do tempo é um antídoto para o esquecimento. Resgata personagens, cristaliza lugares, recorda escândalos e aventuras . Uma viagem surpreendente a um passado tão recente e já tão desconhecido.

Fonte: fnac.pt

1 comentário:

Lili C. disse...

Eu devorei esse livro...sobretudo a partes musical e do cinema, assim como a arquitectura e publicidade. Fiquei super surpreendida com a história da música do Zeca e também da origem do livro "Balada da Praia dos Cães"