terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Confidente de Hitler, de Peter Conradi


"O Confidente de Hitler" retrata a vida de Ernst Hanfstaengl, mais conhecido por Putzi. Nunca tinha ouvido falar de Putzi, esse cúmplice de Hitler que o ajudou na sua ascensão ao poder e que participou posteriormente na sua queda. Putzi era um homem influente devido às ligações certas que foi criando e mantendo ao longo da sua vida, foi chefe de cerimónias, de gabinete de imprensa estrangeira e ainda foi o pianista privado de Hitler.
Este livro está cheio de revelações da vida de Hitler, quer a nível pessoal como político. O livro não é a história de uma vida, é a história da ligação de Putzi e Hitler, que nos permite conhecer melhor aquele que foi um dos períodos mais negros da História do século XX.
Putzi provoca no leitor um misto de sentimentos, se por um lado no início é admirável que tente incutir algum bom-senso a Hitler, tudo muda quando assume uma postura oportunista, hipócrita e manipuladora.
O livro é bem escrito, bem estruturado e bem enquadrado, e recomendo-o a todos os que têm curiosidade sobre a personalidade que foi Hitler. No fim fica a sensação que este período negro da nossa História podia não ter existido se Hitler estivesse rodeado de outro tipo de pessoas.
Este foi mais um livro emprestado pelo Clube BlogRing.
A ascensão e queda de Ernst Hanfstaengl, cúmplice de Hitler, aliado de Roosevelt. 
A incrível história de Ernst Hanfstaengl, o homem que foi confidente de Hitler e que, mais tarde, viria a colaborar com as forças norte-americanas.
Com acesso a documentação até então privada, Peter Conradi consegue levar-nos ao convívio íntimo com Adolf Hitler e com os seus colaboradores mais próximos.
Fonte: fnac.pt

Ler assim até dá mais gosto...

Sem comentários: