sábado, 13 de novembro de 2010

Camané, no TAGV


Camané deu, na quinta feira à noite, um fantástico espectáculo no Teatro Académico Gil Vicente, acompanhado dos músicos com quem toca vai para mais de 15 anos e que conheceu nestas andanças do fado: José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola e Paulo Paz no contrabaixo.
Foi na cidade de Coimbra que Camané deu o último espectáculo de apresentação do novo disco "Do Amor e dos Dias".
O espectáculo começou com Camané, num canto do cenário, sentado à secretária à luz ténue de um antigo candeeiro. O cenário representava uma sala, com várias cadeiras onde Camané se ia sentando ao longo do espectáculo, malas de viagem antigas empilhadas no meio da sala, uma parede cheia de molduras, uma televisão antiga.
Produzido pelo mestre José Mário Branco, o disco centra-se no amor, no ciúme, na raiva, no ódio e nas arrelias do dia-a-dia das relações a dois.
Destaco a música "Último recado" que fez a sala bater palmas durante uns largos minutos. Músicas de outros álbuns do grande Camané foram também cantadas, algumas delas aplaudidas de pé por uma sala contente por receber o maior fadista da actualidade.
Nos dois encores cantou "Mais um Fado no Fado" e "Saudades Trago Comigo", fado que permitiu a José Manuel Neto um grande momento na guitarra portuguesa, aplaudido com satisfação. A actuação terminou no auge com a segunda interpretação da "Guerra das Rosas", a principal música de promoção do novo álbum. E assim Camané saiu despedindo-se com um "boa noite meu amor"(versos finais da "Guerra das Rosas").
A voz masculina do fado que tem marcado a actualidade proporcionou-nos uma grande noite de fado, consegui abstrair-me do cenário e imaginar-me numa casa de fados pelas ruas de Alfama, uma mesa rústica e solitária, dois copos de vinho e Camané a encher a alma de quem o ouve.

Fonte da imagem: Portal do Fado





4 comentários:

Rato disse...

Foi altamente! Recomendo! ;)

Rato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deia disse...

Nunca vi o Camané ao vivo, com muita pena minha :(

Kelle disse...

Rato, altamente é favor :)

Deia, vale mesmo a pena, tens de o ver um dia!