terça-feira, 19 de abril de 2011

O Céu não é o limite...é o ponto de Partida!

Os manos mais novos têm uma certa mania de imitar os mais velhos, em algumas coisas. Desde que o meu irmão fez um salto tandem há uns oito anos atrás que fiquei com alguma vontade de fazer o mesmo. Na altura o orçamento disponível não me permitiu saltar com ele, era estudante, não trabalhava e contava os trocos todos da mesada que a mãe me dava.
Desde que comecei a trabalhar, já lá vão uns anos, pensei que um dia havia de juntar dinheiro para ir fazer o dito salto. A desculpa perfeita deu-se quando oferecemos um salto tandem ao C. no aniversário dele (em 2009...) e ele perguntou se alguém queria saltar também. Cheguei-me logo à frente armada em forte e corajosa e foi marcado para 17 de Abril, finalmente!
No dia marcado lá saímos da nossa cidade de manhã cedinho, GPS em riste para nos indicar o caminho até ao aeródromo em Beja e o farnel para o piquenique.
Três horas e qualquer coisa de caminho, Kelle Maria ao volante, lá encontrámos o aeródromo. Como ainda era cedo, fomos procurar um chaparro muito jeitoso para estendermos a manta debaixo dele para procedermos ao dito piquenique. Foi um almoço muito ventoso mas saboroso! Já não fazia um piquenique assim há muito tempo!!
Ao chegar ao aeródromo constatámos que o avião não estava a levantar. Comunicaram-nos que os ventos estavam muito fortes e que enquanto não acalmasse não poderíamos saltar. As normas de segurança são cumpridas à risca nesta escola, a Queda Livre.

Depois de quatro horas ao sol à espera (ficámos todos muito rosadinhos à conta desta tardada ao sol), lá se procedeu ao briefing (pela 2ª vez, que esta malta não facilita) sobre o que fazer no salto e as normas a cumprir e tal e tal, vestimos as fatiotas, prenderam-nos o arnês e estávamos prontos para ir.

Fiquei com o instrutor Taka, japonês, com quem comunicava em inglês, e além disso levei também um camera flyer, o Mauro, para registar o momento. Durante a subida no avião, o Taka verificou se o meu arnês estava bem colocado e bem apertado inúmeras vezes, não convinha estar nada solto. Quando a porta se abriu aos 3200m de altitude para saltar uma passageira estávamos todos presos e equipados caso fosse necessário saltar naquele momento, mais uma vez realço que esta escola cumpre à risca as normas de segurança, não facilitam!
Em momento algum senti medo, nem mesmo quando estava suspensa fora do avião a 4000m de altitude. Acho que não tive tempo de ter medo porque assim que me meti fora do avião, suspensa e em posição de salto, já só consegui pensar 5 segundos depois, já em queda livre a 200 e tal à hora! Os primeiros 5 segundos são a adrenalina pura, não conseguimos pensar, não percebemos o que nos aconteceu e só depois disso começamos a ter noção das coisas, é uma sensação indescritível. Nessa altura abre-se o pára-quedas e pode-se apreciar a paisagem calmamente, sentir o silêncio, a calma e a paz de espírito dos céus.
Na aterragem tudo parece simples, é só levantar os pés, o instrutor faz o resto, a minha aterragem foi bastante tranquila, de pé e calmamente.

Inevitavelmente, na minha cara no final estava estampado um sorriso rasgado!
Foi espectacular, no entanto, não era capaz de fazer disto vida! Podia repetir, sem medos, não fosse esta brincadeira tão longe e tão cara! Valeu o dia, pelo piquenique, pela viagem, pela companhia, pela experiência e por tudo! O vídeo há-de chegar entretanto :)
No regresso a casa, paragem para a famosa Sopa da Pedra em Almeirim, fiquei fã! Foi um domingo memorável, sem dúvida!

7 comentários:

Ch!co disse...

Foi mesmo um belo Domingo. Daqueles que vale mesmo a pena! E a experiência... sem palavras para descrever ;)

Myosotis disse...

Tenho andado ausente mas não podia perder por nada deste mundo este post :)

Adorei ler a tua descrição desta experiência. Estou doida por experimentar mas cheia de medo também... NERVOSO MIUDINHO :P

**Beijinhos**

Kelle disse...

Myosotis, quando escrevi o post lembrei-me que uma das bloggers que sigo tinha escrito um post sobre ir saltar também e eu até tinha comentado, mas procurei, procurei e não te encontrei! Fiquei na esperança que a dita blogger que também ia saltar lesse o que escrevi sobre o meu salto, ainda bem que passaste por cá!
Em momento algum estive nervosa, nem mesmo nas 3h de espera para saltar, foi mesmo super tranquilo, e garanto-te que vais adorar! O meu vídeo vai chegar entretanto, por correio, já vi um bocadinho que me enviaram por mail e está espectacular!

Myosotis disse...

Boa... quero muito ver esse vídeo :)

Depois partilho também a minha experiência. Ainda falta um bocadinho, é só dia 10 de Junho.

**Beijinhos**

Kelle disse...

Myosotis, depois a ver se meto o vídeo no Youtube e mando-te o link :)

Kelle disse...

Myosotis, diverte-te :) http://www.youtube.com/watch?v=desq-XLnJaY

Palco do tempo disse...

que inveja :) **