quinta-feira, 16 de junho de 2011

Saturday Night Fever


Em 1977 John Travolta era provavelmente o bailarino mais desejado do cinema americano. Saturday Night Fever conta a história de um jovem de Brooklin, Tony Manero (interpretado por John Travolta), que trabalha numa loja de tintas sem atingir qualquer realização pessoal. Nas noites de sábado veste a sua melhor indumentária, penteia-se impecavelmente e vai para a discoteca local arrasar com a pista. É o melhor dançarino da sua época em Brooklin, mais ninguém lhe faz frente e as miúdas todas querem tê-lo como par, até ao dia em que vê Stephanie na pista (Karen Lynn Gorney) a deslizar de uma forma como numa vira outra mulher.
No fundo, esta história acaba por estar assente na desilusão, no fracasso e na procura do sentido a que damos à nossa vida.
A banda sonora de Saturday Night Fever ficou para a história, especialmente as músicas dos Bee Gees criadas especialmente para fazerem parte da banda sonora deste filme (Stayin' Alive, How Deep Is Your Love, Night Fever, More Than a Woman e If I Can't Have You). O início do filme é um dos mais conhecidos da história do cinema americano: John Travolta caminha na rua, com o seu sapato de tacão e muito bem vestido, com um passo característico ao som de Stayin' Alive.
As danças de John Travolta deixam qualquer um de boca aberta, o homem sabia o que fazia! John Travolta consta agora em segundo lugar da lista de pessoas com quem eu gostaria de ter dançado, em primeiro há-de constar sempre Patrick Swayze.
Tony Manero de dia é empregado de uma loja de tintas em Brooklyn e de noite um popular e disputado rei da dança.
Todos os sábados Tony veste a sua camisa de colarinhos longos, calças à boca de sino e sapatos de tacão para ir ao único sítio onde é visto como um Deus e não como um inútil punk. Mas na escuridão, e longe das luzes da ribalta, não é mais que uma trágica história sobre desilusão, violência e desgostos amorosos.

Sem comentários: