segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fala-me de África, de Carlos Vale Ferraz

Fala-me de África é aquilo a que eu chamo um romance "histórico" porque como pano de fundo do romance pouco convencional existe um fundamento histórico, factos verídicos que nos ensinam um pouco mais sobre a nossa história e a nossa identidade enquanto povo português.
Começando pelo fim, o final é surpreendente, um esperado "final feliz em África" dá lugar a "cada um no seu lugar do mundo". Este não é um romance como os habituais, esta história tem corpo, tem alma, tem os prazeres de África antes de 1974, tem guerreiros e lutadores, tem vingança e sede de morte, tem amores impossíveis e segredos guardados durante anos.
Apesar de uma ou outra situação demasiado previsível este livro está repleto de pequenos pormenores que encantam a sua leitura, momentos da história que não vivemos mas que gostamos de conhecer, cheio de palavras africanas, feitiços e venenos, magia africana e um sem fim de histórias que nos fazem ler de forma cavalgante.

Um romance perturbante sobre os que lutaram por uma nova África...
A história dos afectos e rivalidades de uma família com uma causa comum: o amor a África!Em 1968 Armando Rodrigues foi a Angola chamado pela tia Helena. O que lhe aconteceu nos meses em que permaneceu na Fazenda Sizalinda, perto de Benguela, enquanto os jovens da sua geração combatiam nas florestas dos Dembos e nas planícies do Leste, durante a guerra colonial, é um segredo que o atormentou durante toda a vida. Passados quarenta anos decidiu acertar contas com o passado e revelar à sua família essa viagem a África.
As respostas que Armando Rodrigues e Leonor Brandão, filha de Helena, procuravam sobre o passado, conduziram-nos num mundo de ressentimentos dos que saíram de África, deixando para trás os bens e, principalmente, os sonhos. Daqueles a quem chamaram retornados, embora nunca tenham vivido na terra aonde a guerra os fez retornar. Mas descobrem um outro mundo muito mais perturbante: o dos que lutaram por uma nova África e sentem a tristeza da realidade. Dos que foram inimigos por uma causa comum: o amor a África!
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: