segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Bem Amado


O filme "O Bem Amado", de 2010, é baseado na novela com o mesmo nome de 1973 e foi um grande marco nas televisão brasileira.
Nunca vi nenhum episódio da novela, como seria de esperar, e por isso para mim a história era completamente nova. Odorico, o "prefeito" recentemente eleito da cidade de Sucupira tem como grande obra do seu mandato a construção e inauguração de um cemitério pois sempre morria alguém tinha de ser enterrado na cidade ao lado. No decorrer do filme Odorico tenta, a todo o custo, arranjar um morto que possa inaugurar o cemitério, inclusive manda chamar Zeca Diabo, conhecido matador, para que como agente da autoridade nomeado, ele possa matar de forma legal. O certo é que Zeca Diabo acaba por se tornar uma pessoa correcta e honesta e, dois anos depois da construção do cemitério, não há meio de morrer ninguém.
O filme tem um registo diferente, é aquele engraçado a roçar a palhaçada, há cenas demasiado "apalhaçadas", de tal modo que mais parece que estamos a assistir a uma peça de teatro. No entanto, permite ainda umas boas gargalhadas com os diálogos jocosos entre as personagens, ou os monólogos de Odorico.
Baseado na Obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. O dia-a-dia entre o apoio das irmãs Cajazeiras e a oposição ferrenha do jornaleco da cidade, apimentada pela inclusão de personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador e Ernesto, o moribundo que não more, é uma sátira divertidíssima da elite brasileira.
Fonte: CinePop
O Bem Amado no IMDB.

Sem comentários: