quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apanhei o 6


Durante os meus tempos de estudante fui sempre uma cliente assídua do serviço dos SMTUC, ia para todo o lado de autocarro, de casa para a faculdade, para a praça para sair com os amigos à noite, para a baixa passear à quarta à tarde, para a estação para apanhar o comboio à sexta, para o centro comercial, para dentista, para o hospital, ou seja, corria a cidade toda com os SMTUC.
Quando comecei a trabalhar em part-time, a minha mãe emprestou-me o carro porque não havia autocarros para o sítio onde trabalhava (provavelmente havia 2 por dia, um para ir e outro para vir a horas pouco convenientes). Isto já foi em 2007. Desde essa altura coloquei de lado o passe de autocarro e passei a deslocar-me de carro para todo o lado.
Sensivelmente 4 anos depois tive de ir a uma conferência na zona da praça, um sítio onde o estacionamento não abunda e o pouco que existe é a pagar. Ainda por cima chegaram-me a assaltar o carro na rua para onde ia, o que não me ia deixar nada descansada ao estacionar lá.
Ora num rasgo de inteligência pensei que o melhor mesmo era ir de boleia e voltar de autocarro, numa loucura de quem não anda de autocarro há 4 anos e já nem sequer sabe os horários dos autocarros de cor e já nem sequer mora no mesmo sítio!
Depois da conferência dirigi-me à praça para apanhar um autocarro que me levasse à portagem e depois iria apanhar outro para casa (nunca tinha apanhado um autocarro para onde moro agora, na margem sul). Qual não é o meu espanto quando vejo chegar o 6 (eu nem sabia que o 6 passava na praça) e lembrei-me que aquele autocarro me passava quase à porta de casa. No alto dos meus saltos altos lá entrei num autocarro cheio de gente, encostei-me a uma janela e lá fui eu durante meia hora a ouvir conversas de autocarro, a pensar como é bom não ter de conduzir no trânsito de fim de tarde da baixa e a relembrar aqueles tempos tão lá atrás em que eu só andava de autocarro.
Fiquei até um pouco saudosista, não sei se de andar de autocarro ou se de lembrar dos tempos em que andava de autocarro. Uma coisa é certa, por muito que não me importe de andar de autocarro de vez em quando se der jeito, não troco o meu carrinho por nada deste mundo!

Fonte da foto: aqui

1 comentário:

Kris disse...

eu ainda ando muito vez de bus, principalmente para ir à baixa, mas ouvir certas conversas no autocarro... PRICELESS!