quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Praia da Saudade, de Francisco Salgueiro


"A Praia da Saudade" conta uma verdadeira história de amor, daquelas que não se vêem hoje em dia porque os tempos são outros, porque a guerra acabou, porque a ditadura teve o seu fim.
Nos anos 60, Rodrigo, um jovem médico pró-democracia que teve de se tornar soldado à força, apaixonou-se por Beatriz, membro da Mocidade Portuguesa, filha do Director Adjunto da PIDE. Perante o cenário advinha-se uma história de amor difícil, num cenário com variáveis como a PIDE, a Guerra Colonial e a Repressão Social.
É um livro que surpreende muito, que retrata aquela que foi a nossa sociedade antes do 25 de Abril, que nos fala da máxima de Salazar "Deus, pátria e família", que nos mostra a nu o tempo dos nossos avós, que fugindo ao estereótipo da típica história de amor nos permite conhecer aquelas que são as nossas raízes.
Resumindo, uma história de amor como não via há muito tempo que nos transmite uma emoção desmedida e permite até que as lágrimas acompanhem a leitura em vários momentos da história.

Portugal, 1964. Salazar proibia a Coca-Cola, a censura amordaçava escritores e a PIDE prendia inocentes. Beatriz e Rodrigo apaixonam-se. Ela, de educação católica e membro da Mocidade Portuguesa Feminina. Ele, um defensor da liberdade e crítico do regime. Em plena ditadura, havia apenas uma regra no que tocava às relações: não se apaixonar pela pessoa errada.
Quarenta e cinco anos mais tarde, o neto de Rodrigo abre um cofre fechado durante décadas e encontra as cartas de amor trocadas entre os dois. Descobre a história de uma paixão impossível, que tentou sobreviver às pressões sociais de um país mergulhado nas trevas do regime salazarista. A política de Salazar obrigou à separação dos dois amantes, mas nunca conseguiu matar o amor que os unia. Poderá ainda haver um final feliz, ou será tarde demais?
Entre o ambiente de Lisboa nos anos sessenta, a guerra em África e o retrato de uma sociedade governada pelo medo, o autor, com base numa história real, escreve um romance emocionante e comovente a que nenhum leitor ficará indiferente.
Fonte: fnac.pt

2 comentários:

Merenwen disse...

Deixaste-me com vontade de ler o livro :) Ainda para mais sendo baseado numa história real.

Kelle disse...

Merenwen, o livro é mesmo lindo, pronto, confesso, chorei baba e ranho do meio para a frente! Se quiseres mt lê-lo posso-to emprestar (power by CTT!)