segunda-feira, 7 de maio de 2012

Goodfellas


Apesar de muitas vezes ter passado na televisão e ter visto partes do filme, esta foi a vez que vi este filme de 1990 do início ao fim.
Realizado por Martin Scorsese, baseado no livro de Nicholas Pileggi, "Goodfellas" é inspirado numa história verídica e conta a história de Henry Hill (Ray Liotta), filho de pai irlandês e mãe siciliana, que assiste diariamente ao poder, honra e respeito dos gangsters do seu bairro, em Brooklyn.
Desde a sua adolescência Henry aspirava ser um gangster, e acabou por começar como moço de recados e foi conquistando a confiança da "família" italiana, até ao momento em que se tornou um deles.
Henry, Jimmy (Robert de Niro) e Tommy (Joe Pesci) planeiam grandes assaltos sempre com a protecção de Paulie (Paul Sorvino), a quem têm sempre de ceder uma parte do resultado do assalto. Pelo caminho Tommy vai eliminando quem se lhe atravessa no caminho, acabando por contar sempre com a ajuda de Henry e Jimmy para fazer desaparecer as provas.
"Goodfellas" acaba por ser um filme sobre a complexa relação existente entre "wiseguys": a amizade, a confiança, os romances, os negócios e a traição.

A obra-prima de Martin Scorsese retrata a vida do «gangster» Henry Hill desde os tempos da sua adolescência nas ruas de Nova Iorque até à sua terrível ascensão ao poder e consequente queda nos anos setenta.
Baseado em factos verídicos, «Tudo Bons Rapazes» conta com a soberba interpretação de actores famosos como Ray Liotta, Robert de Niro,Joe Pesci e Lorraine Bracco no papel do grande amor da vida de Hill.

2 comentários:

apessoa disse...

Coincidência!?
Também vi este filme ontem (Domingo)

Kelle disse...

Mete coincidência nisso :) Qual é a probabilidade de ter duas pessoas no mesmo país, no mesmo dia a ver um filme de há 22 anos atrás :) Espero que tenhas gostado tanto como eu !