sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

De capa e batina

Ontem depois da corrida habitual de quinta-feira achámos que era uma noite tão boa como outra qualquer para ir comer marisco (isto anda-se a tornar num ritual gastronómico). Como o 39, ali no Estádio, devia estar confuso (para os mais distraídos a Académica jogou ontem), achámos que era de valor irmos tentar o Tapas, ali pertinho da Praça da República, que frequentámos tantas vezes depois dos nossos jogos de jorky quando ainda não tinha levado com obras, nem a direcção tinha passado para o 39.
Depois de jantar vi grupos de jovens de capa e batina na rua do Botânico, como tantas vezes eu ali passei, a pé, em dia de sair à noite (quinta-feira é conhecida como a noite de sair para os estudantes desta cidade), de capa e batina, a envergar com orgulho aquela vestimenta que me metia logo o rótulo de estudante universitária. Hoje olho para trás e tenho saudades, claro que tenho, foram tempos áureos, e só quem passa por Coimbra percebe a simbologia daquela roupa, percebe o que é efectivamente ser um estudante de Coimbra.
Ontem lembrei-me daquelas noites na AAC em que saíamos lá de dia, lembrei-me dos jantares no 1ºI, lembrei-me das noites do parque em que literalmente éramos varridos de lá para fora, lembrei-me dos cortejos, lembrei-me das noites no Cartola, lembrei-me da alegria que enchia a praça quando os caloiros chegavam, lembrei-me de quando a A. me rasgou a capa, lembrei-me de todas as vezes que apanhei o 24T sem hora para regressar, lembrei-me do orgulho que tinha em vestir a capa e batina e no facto de me ter servido sempre durante os anos de curso, lembrei-me das noites em que saía sozinha e sem destino concreto e encontrava sempre alguém conhecido, lembrei-me daqueles jantares na Baixa, lembrei-me dos brindes, lembrei-me das promessas, lembrei-me das pessoas com quem fui perdendo ligação, lembrei-me de tantos momentos únicos e irrepetíveis.
É impossível  não sentir saudades, se a minha capa falasse tinha tantas histórias para contar.



4 comentários:

Maria disse...

Também tenho muitas saudades ... snif...O tapas é bom, mas o 39 também! Tem os packs mais baratos!

Kelle disse...

Maria, sinceramente, o Tapas era bom antes de mudar de gerência. Ontem achei caro e a comida não estava muito bem cozinhada! Resumindo, a relação preço-qualidade é má! Já no 39 a comida é óptima e é barato, tendo em conta que é marisco! Somos sempre muito bem servidos no 39 :)

Merenwen disse...

Também eu fui estudante de Coimbra e também eu envergava a capa com esse orgulho de que falas. Uma das coisas que mais me impressionou foi, no primeiro ano, a primeira serenata que vi, todos os estudantes a reunirem-se ali àquela hora, todos de capa preta, como num ritual secreto. Belos tempo. Voltava já se pudesse!!

Ângela disse...

De lagriminha no olho :)
Obrigado por me referenciares, mais uma vez, o obrigado pela foto...momento e momentos únicos,sem dúvida ;)