terça-feira, 19 de junho de 2012

Beginners


Oliver (Ewan McGregor) é um homem solitário e pacato que enfrenta o drama de o pai, Hal (Christopher Plummer) aos 75 anos e com cancro em fase terminal, depois de ficar viúvo, se assume como homossexual.
Após a morte do pai, Oliver conhece Anna (Mélanie Laurent) numa festa e através dela vai reviver muitos momentos que passou com o seu pai. É com a Anna que descobre o amor. Oliver "herdou" do pai o seu cão Arthur, um cão muito divertido que também tem a sua influência na história, nomeadamente é através dele que Oliver se consegue relacionar com Andy, aquele que foi o namorado do seu pai nos últimos anos de vida.
O filme é todo ele feito com recurso a flashbacks o que a certa altura se pode tornar repetitivo. Não é uma comédia, este filme é um retrato sobre a doença, a solidão, o amor, a aceitação e a rebeldia.
Pareceu-me um pouco parado no início, chegou até a ser aborrecido, a acção não avançava, mas talvez isso se deva aos temas delicados que aborda.
A interpretação neste filme rendeu a Christopher Plummer o Oscar de Melhor Actor Secundário.

"My parents got married in 1955, they had a child and they stayed married for 44 years, until my mother died. Six months later my father told me he was gay. I remember him wearing a purple sweater when he told me this, but actually he wore a robe. He was gay the whole time they were married."

Comédia que explora o lado confuso e surpreendente do amor através da consciencialização de Oliver. Apenas alguns meses depois do seu pai Hal falecer, Oliver conhece a irreverente e imprevisível Anna. Este novo amor inunda Oliver de memórias do seu pai que, a seguir à morte da sua mulher, e já com 75 anos, resolve sair do armário, para uma preenchida, enérgica e maravilhosamente tumultuosa vida homossexual. O impacto da nova honestidade de Hal, ora engraçada, ora comovente, aproximaram pai e filho mais do que alguma vez conseguiram. Na sequência de toda esta experiência e transformações, Oliver descobre o verdadeiro amor junto de Anna, enfrentando a relação com toda a coragem, humor e esperança que o pai lhe ensinou.
Fonte: fnac.pt
Beginners no IMDB.

1 comentário:

P disse...

Adorei esse filme.
Excelente crítica. ;)