quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Gomorra


Inspirado no livro de Roberto Saviano, o filme mostra as actividades ilícitas da máfia napolitana, uma das mais perigosas do mundo, de forma crua e real. O filme transporta-nos para os meandros do mundo dos negócios escuros, subornos, prostituição, droga e tráfico de armas através de um conjunto de vidas que nunca conseguirão sair daquele esquema onde se movem, é uma espécie de herança que não podem negar.
Apesar de a história ser real, crua e fria, o filme não prende, parece que não há um fio condutor que leve a acção do início ao fim, parece tudo meio colado. Para mais de duas horas de filme, acho que lhe falta um pouco mais de sumo.
Poder, dinheiro e sangue: são estes os "valores" com que os residentes da província de Nápoles e Caserta se confrontam todos os dias. Praticamente, não têm escolha, e são forçados a obedecer às regras do "Sistema", a Camorra. Só uns poucos podem sequer pensar em levar uma vida "normal". Cinco histórias são cruzadas, neste violento cenário, ambientado num mundo cruel e ostensivamente inventado, mas profundamente enraizado na realidade.
Fonte: cinema.sapo.pt
Gomorra no IMDB.

Sem comentários: