terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os Subterrâneos da Liberdade Vol.2 Agonia da Noite, de Jorge Amado


O romance "Agonia da Noite" é o segundo livro da triologia "Os Subterrâneos da Liberdade" que conta ainda com os livros "Os Ásperos Tempos" e "A Luz no Túnel".
As personagens que figuram no primeiro livro da trilogia voltam a aparecer neste livro numa contínua e incessante luta.
O acontecimento crucial deste livro é a greve dos estivadores do porto de Santos que se recusam a embarcar uma carga de café destinada a Espanha, num navio alemão, como gesto de cortesia de Getúlio Vargas para com Franco, o ditador espanhol. A acção não acontece apenas em Santos, mas também nas fábricas de S.Paulo, nos casinos do Rio de Janeiro, nas selvas de Mato Grosso e até nos campos de combate espanhóis.
Continuo a aprender sobre a história do Brasil, linha após linha, e a espantar-me com os acontecimentos, as torturas e a força de quem quer mudar o mundo.
A luta do povo brasileiro pela liberdade durante os tempos do Governo de Getúlio Vargas constitui o tema fundamental do romance tripartido "Os Subterrâneos da Liberdade".
"Agonia da Noite", segundo volume da trilogia, aborda o período em que o regime de Vargas já estava instaurado, mostrando que as promessas não foram cumpridas, deixando o povo sem opção.
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: