segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Midnight in Paris


Gil Pender (Owen Wilson) escreve guiões para filmes, está a tentar terminar o seu primeiro romance e está prestes a casar com Inez (Rachel McAdams). Os dois viajam para Paris na companhia dos pais de Inez. Paris exerce um fascínio em Gil muito difícil de explicar. Para Gil, Paris dos anos 20 é que foi a melhor altura de sempre, altura essa em que andavam por Paris Hemingway, Picasso, Zelda e F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Cole Porter, Salvador Dali e outros ícones de igual valor. Gil, depois de abdicar dos roteiros turísticos de Inez e de um casal seu amigo, vai descobrir Paris pelo seu próprio pé à noite, quando se apercebe foi transportado para os anos 20 para uma festa onde estão grande parte dessas figuras míticas que circularam por Paris nos anos 20, também conhecidos como "a geração perdida".
Brincando com a dicotomia passado/presente juntando muita arte, Woody Allen consegue criar um clima de comédia e romance numa ode à cidade. O filme faz ainda referência ao facto de acharmos sempre que o passado é que foi a época de ouro, o presente nunca é aquilo que o passado foi.
No final, ficamos com a sensação que em Paris tudo é possível.
Este filme é, acima de tudo, uma bonita homenagem à cidade luz.
Comédia de Woody Allen que decorre em Paris e conta a história de uma família que viaja até lá em negócios, e de um casal, prestes a casar, que durante a sua estadia vai viver um conjunto de experiências que lhes muda a vida. É ainda a história do amor de um jovem pela cidade de Paris, e da ilusão, que quase todos partilhamos, de que a vida dos outros é sempre melhor do que a nossa. Meia-Noite em Paris é o postal de namorados de Allen à cidade da Luz, uma cidade que ele coloca, em estima, ao nível de Nova Iorque.
Fonte: cinema.sapo.pt
Midnight in Paris no IMDB.

Sem comentários: