quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os Subterrâneos da Liberdade Vol.3 A Luz no Túnel, de Jorge Amado


O romance "A Luz no Túnel" é o terceiro livro da triologia "Os Subterrâneos da Liberdade" que conta ainda com os livros "Os Ásperos Tempos" e "Agonia da Noite".
Este é, provavelmente, o livro mais violento dos três. A luta do Partido Comunista Brasileiro continua ainda que de forma igualmente clandestina com um grande amor à Pátria e ao Partido. Neste livro são presos alguns dos dirigentes do partido, com o objectivo de erradicar os comunistas do país, é aqui que são descritas detalhadamente as torturas o que torna mais dolorosa a leitura deste livro. Ao longo de toda a história vai-se fazendo o paralelo entre os comunistas na clandestinidade e a classe alta disposta a tudo para conservar o seu poder. Há nesta história um grande jogo de interesses e de poder, medo e conspiração, por outro lado, há muito amor, lealdade e gratidão. Os limites do comunismo não são aqui alvo de discussão mas a ideia de que o bem comum se sobrepõe ao bem individual é uma constante em toda esta triologia.
Assumindo esta triologia como um livro só, foi sem dúvida dos mais interessantes, instrutivos e dilacerantes que já li.

A luta do povo brasileiro pela liberdade durante os tempos do Governo de Getúlio Vargas constitui o tema fundamental do romance tripartido "Os Subterrâneos da Liberdade".
"A Luz no Túnel", terceiro volume da trilogia, completa o painel sobre a vida do povo brasileiro durante o Estado Novo, contando as grandes lutas então travadas na antiga capital e no interior.
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: