segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

The Butler


Baseado no caso real de Eugene Allen, "The Butler" conta a história de Cecil Gaines (Forest Whithaker), o mordomo negro que serviu 8 Presidentes na Casa Branca ao longo de 34 anos. Em criança trabalhava com os seus pais numa quinta de algodão até ao dia que vê o patrão violar a mãe e assassinar o pai. A senhora da quinta (Vanessa Redgrave) leva Cecil para ser o negro da casa e ensina-lhe todas as regras de servir.
Cecil consegue emprego na Casa Branca numa altura em que a separação entre brancos e pretos é clara e evidente, nos cafés e restaurantes há zonas diferentes para pessoas com pele branca e pele escura, como se fossem bichos. É nessa altura que surge Martin Luther King e os seus ideais. A história do filme permite acompanhar os acontecimentos mais relevantes na história dos EUA e do mundo.
Cecil é casado com Gloria (Oprah Winfrey) e o casal tem dois filhos, Charlie (Isaac White) e Louis (David Oyelowo), um patriota que acede a ir para a guerra lutar pelo seu país e o outro revolucionário e insatisfeito nesta luta entre brancos e pretos.
Esta é uma história real desde os tempos da escravatura, sobre a dignidade humana, a descriminação, conflitos raciais, humilhação pela cor de pele e a falta de reconhecimento. É um filme que entristece pelo lado desumano que apresenta.
Para os mais distraídos, a banda sonora do filme é de Rodrigo Leão, sim sim o nosso.
A Oprah está incrível neste papel. Temos também Mariah Carey num papel muito secundário e relâmpago, Jane Fonda (no papel de Nacy Reagan), John Cusack (Nixon) e Cuba Gooding Jr.
Baseado em fatos verídicos, o filme conta a história de um mordomo negro que serviu 8 presidentes na Casa Branca, durante o período de 1952 e 1986. A partir deste ponto de vista único, o filme traça as mudanças dramáticas que abalaram a sociedade Americana, desde o movimento pelos Direitos Civis, até à Guerra do Vietname, e a forma como essas mudanças afetaram a vida e a família deste homem.
Fonte: cinema.sapo.pt
The Butler no IMDB.

Sem comentários: