sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os 39 Degraus


Estreou ontem, a nível nacional, a peça "Os 39 Degraus" e curiosamente esta estreia foi em Coimbra, no TAGV.

Baseada no filme de Hitchcock com o mesmo nome, conta com quatro actores bem conhecidos do panorama nacional: Inês Castel-Branco, João Didelet, Joaquim Horta e Rui Melo, que sozinhos interpretam um leque de variadíssimas personagens.

A história de espionagem começa em Londres, de onde viaja até à Escócia. Há um crime e um inocente é acusado. Durante 2h, o suposto criminoso tenta provar a sua inocência e impedir que um segredo saia do país e mude assim o seu destino. Misturando comédia, romance e suspense, a peça tem como pano de fundo o período pré-Segunda Guerra Mundial.

O cenário é praticamente inexistente, contando apenas com meia dúzia de adereços, e os actores conseguem transformar-se noutras personagens em questões de segundos, com um chapéu, uma bata ou um casaco.
Neste espectáculo até a mensagem inicial é divertida, a Statement (empresa produtora) escreveu um pequeno texto que começa logo por divertir quem assiste.

Divertido, com cenas cómicas e boas interpretações, é assim que defino o espectáculo que ontem encheu o TAGV. Naturalmente que quem assiste precisa de ter noção que assiste a uma peça de teatro, onde não existem os recursos do cinema e que muitos cenários são improvisados, e diga-se, bem improvisados, como na cena em que vão todos no comboio para a Escócia ou quando o suspeito do crime é levado no carro dos supostos polícias.

Na plateia contámos ainda com a presença de Pedro Lamy e Carla Matadinho, a namorada de um dos produtores do espectáculo, Paulo Sousa Costa. Coimbra agradeceu de pé este previlégio de estreia nacional na nossa sala de espectáculos e o aplauso mais forte fez-se sentir quando Pedro Costa mencionou o facto de querer estrear o espectáculo fora de Lisboa, e Coimbra ter sido claramente a primeira opção, depois de terem sido tão bem recebidos aquando da peça "Os Produtores".

Quando um ilustre e bem parecido gentleman inglês é procurado por um crime que não cometeu e se vê enredado numa teia de espiões, isto significa que estamos perante "39 Degraus". Adaptado do clássico de Hitchcock, “39 Degraus” leva ao palco 4 corajosos actores que, sozinhos, desempenham mais de 150 personagens, num dos mais brilhantes e premiados espectáculos da Broadway e West End.
O resultado só pode ser uma comédia a alta velocidade que tem tudo: intriga, espionagem, aventuras, heróis, vilões, romance e muitas gargalhadas. Mais que um espectáculo, “39 Degraus” é uma experiência teatral nunca antes vista nos palcos portugueses.
Ficha Técnica:
Encenação Cláudio Hochman | Assistente de Encenação Félix Lozano | Interpretação Inês Castel-Branco, Joaquim Horta, João Didelet e Rui Melo | Tradução Sílvia Baptista | Música e Sonoplastia Alexandre Manaia | Som Jorge Barata | Desenho de Luz José Carlos Nascimento | Cenografia, figurinos e adereços Sara Machado Graça | Adereços Mafalda Pinto-Coelho |Guarda-Roupa Andreia Rocha | Costureira Mónica Félix 
Produção Executiva Pedro Costa | Produção Maria João Santos | Promoção Rui Carvalheira 

Fonte: tagv.info

Sem comentários: