O mais recente livro de Gonçalo Cadilhe, "O Mundo é Fácil", não é mais do que um conjunto de cerca de 200 páginas de conselhos para quem vai começar a aventura de viajar por conta própria e histórias de quem um dia decidiu dar a volta a um continente ou ao mundo com uma mochila às costas.
Este livro faz-nos querer sair do sofá, pedir uma licença sem vencimento e sair à descoberta do mundo e das culturas não-ocidentais. Apetece deixar o nosso porto seguro e partir à aventura.
No início do livro, o autor apresenta um conjunto de 10 dicas mesmo relevantes para quem está indeciso em largar tudo e fazer a viagem de uma vida:
- Não se nasce viajante. Aprende-se a viajar.
- Andam milhões de pessoas da tua idade a viajar pelo mundo. És tu que estás em minoria.
- Se não tens cuidado, gastas muito dinheiro a viajar. Se não tens mesmo cuidado, gastas ainda mais a estar parado em Portugal.
- Se fores viajar, quando regressares pode ser difícil arranjar emprego. Se não fores, é difícil na mesma. Então, vai.
- Se as coisas correrem mal, ainda bem. Tens histórias para contar.
- Se correrem muito mal, podes vir-te embora mais cedo. É também uma história para contar.
- Viajar sozinha é melhor que não viajar. Geralmente é também melhor que viajar acompanhado. Se não arranjas um/uma companheiro/a, vai sem ele/a.
- Vais impressionar na entrevista de emprego se incluíres a tua viagem no CV. Se não impressionares, é melhor não aceitares esse emprego.
- Quando conhecemos outras realidades aprendemos a melhorar a nossa. Sê patriota, vai viajar - o país agradece!
- Se ainda achares que não te sentes preparado para viajar depois de leres este livro, estão esquece...troca-o por um kit de bricolage.
Só por esta pequena amostra inicial se vê o quão divertido e desprendido é o livro e as histórias partilhadas nele. Sim, depois de o ler, apeteceu-me pegar na mochila, no moleskine e na máquina fotográfica e sair por esse mundo fora.
Desde há cinco anos que as viagens de Gonçalo Cadilhe apaixonam os leitores. Desta vez, e porque a sua experiência assim o permite, o viajante-escritor mais popular da actualidade apresenta um guia de viagens único e imprescindível que se vai revelar da maior utilidade na mala de qualquer turista ou viajante mais ou menos ousado.
O Mundo é Fácil partilha com o leitor as dicas para a viagem perfeita e inesquecível. Sozinho ou acompanhado, antes de partir, durante e no final da viagem, saiba o que pode encontrar e o que é fundamental levar. Seja por três dias ou seis meses aprenda todos os pormenores sobre a arte de bem viajar.
Tranquilo ou radical, aqui ou no Extremo-Oriente, este é o guia que não pode deixar de fazer parte da bagagem da sua próxima viagem.
Fonte: fnac.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário