sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Uma Noite em Nova Iorque, de Tiago Rebelo


Filipe, Catarina, Isabel, Jonas e Patrícia são as personagens que cruzam as suas vidas neste livro de Tiago Rebelo. A história começa com Filipe, um escritor de meia idade que está em Nova Iorque por imposição profissional e de uma promessa que fez há muitos anos a Isabel, o amor da sua vida. Em casa ficou Patrícia, a sua esposa, médica bem sucedida mas pessoalmente falhada. Jonas também se encontra em Nova Iorque, músico famoso e bon-vivant que se apaixonou por Catarina, uma jornalista de curtas.
As histórias destas personagens cruzam-se em toda a acção e fazem-nos pensar um pouco sobre compromissos assumidos e a plenitude de uma grande paixão.
Depois de ler quase todos os livros deste autor com especial enfoque para "A Última Noite em Luanda" ou "O Tempo dos Amores Perfeitos" (os meus preferidos) confesso que fiquei um pouco desiludida com uma história tão simples, sem grande emoção, cor ou brilho. No fundo acaba por deixar o leitor na dúvida "valerá a pena deixar uma relação estável e já fria para correr atrás de uma paixão que nada promete?"
"Uma Noite em Nova Iorque" é uma complexa história de encontros e desencontros, promessas e desilusões; mas também uma história de descoberta e de esperança, que reflecte o dilema dos protagonistas divididos entre duas forças poderosas: a obrigação de perpetuar uma união que já não lhes traz alegria e a urgência de correr atrás de uma enorme paixão que mais não é do que uma carta fechada.
Fonte: fnac.pt

2 comentários:

R. disse...

Meu Deus... as opções são essas?! "Uma relação estável e já fria" ou "Uma paixão que nada promete"?! Isso significa optar entre o mau e o péssimo ou é impressão minha?!

Kelle disse...

Sim, as opções eram essas, o que na prática vai dar ao ditado "antes só que mal acompanhada" :)