segunda-feira, 12 de novembro de 2012

The Help



"As Serviçais" passa-se em Jackson, no Mississipi nos anos 60 e conta a história da vida das empregadas negras numa época em que o racismo era socialmente aceite. A recém formada e emancipada jornalista Skeeter (Emma Stone) e duas serviçais negras Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) são o trio de protagonistas desta história. Perante a incredulidade de Skeeter em aceitar as atitudes desumanas da sociedade em que vive, convence Aibileen a ajudá-la a escrever em papel as injustiças de que as serviçais são vítimas, só apenas devido ao cor de pele. Devido a inúmeras situações de racismo, outras serviçais aceitam fazer parte deste segredo e contam as suas histórias. Vivem com medo das patroas, mulheres egoístas, preconceituosas e fúteis. Sem reconhecerem, estas mulheres das sociedade devem tudo às suas serviçais, que lhes educam os filhos, são atenciosas e dão carinho às crianças com o seu amor contínuo e condescendente.
Esta história mostra o quão repugnantes podem ser estas mulheres que se dizem da alta sociedade. Apesar da falsa moralidade da maior parte existem outras que tratam as suas serviçais como se fossem da família tratando-as de igual para igual.
É um filme impressionante, muito bem conseguido, com grandes interpretações e com uma mensagem bem explícita. É uma adaptação do livro com o mesmo nome escrito por Kathryn Stockett.
Três mulheres extraordinárias e muito diferentes no Mississippi durante os anos 60, que construíram uma improvável amizade em torno de um projecto secreto que quebra todas as regras sociais e as coloca a todas em risco. Desta inesperada aliança, emerge uma admirável irmandade, incutindo-lhes uma coragem para transcenderem os próprios limites, e a consciencialização de que às vezes esses limites existem para serem ultrapassados – mesmo que isso signifique que todos na cidade tenham de confrontar-se com os tempos de mudança.
Fonte: cinema.sapo.pt
The Help no IMDB.

Sem comentários: