sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mil Anos Menos Cinquenta, de Angela Dutra de Menezes


"Mil Anos Menos Cinquenta" é uma versão da História de Portugal focando nas duas religiões que fundaram o país e a sua cultura: o catolicismo e o islamismo. Todos os capítulos começam com uma citação religiosa retirada da Bíblia ou do Alcorão.
A história começa com os progenitores de uma grande família, Ab'ul e Urraca, de olhos mouros e cabelos ruivos, traços que ficarão para sempre como a marca da família que se desdobra ao longo do livro em 38 gerações de conquistas, fracassos, derrotas, vitórias, entrelaçadas com os acontecimentos da História de Portugal.
É cansativo pela quantidade de personagens e nomes diferentes, se ficamos uns dias sem ler perde-se o fio à meada com grande facilidade, a juntar a uma escrita simples mas aborrecida.
Da autora de "O Português que nos Pariu"
Uma viagem através das gerações de uma família de Coimbra.
Em Mil Anos Menos Cinquenta, Angela Dutra de Menezes produz uma espécie de romance de aventuras no qual o que sobressai é a história de uma família cujos traços, virtudes e pecados caracterizam a própria história de Portugal. À mistura, há factos verídicos, folclóricos e imaginários…
Entre a Coimbra reconquistada aos Mouros (1064) e o Brasil do século XX, uma família lusa, orgulhoso sangue milenarmente misturado, descobre as suas verdades, enquanto constrói a História portuguesa.
No caminho de quase um milénio, entre o partir e o chegar, o medo e a coragem, o clã esbarra com deuses destruidores, guerras, omissões e vinganças – sempre com fé no possível e lutando cegamente pelo impossível. Mas o tempo, a grande personagem, transforma todos em vencidos e vencedores.
A cada passo, homens e mulheres consolam-se na esperança indestrutível e nas paixões furiosas, as marcas de um povo forte que desvirginou o mundo e inventou a geografia.
Fonte: fnac.pt

3 comentários:

Ruthy disse...

Olá Kelle!

Deixei-te mais um selo no meu blog:
http://ruthy-viajante.blogspot.co.uk/#!/2013/04/selos-liebster-award-e-versatile.html

;o)

Kelle disse...

Ruthy, sim, já vi, tenho de responder aos dois :D Obrigada!

Cláudia Andrade disse...

Passei-te uma TAG, podes ver no meu blog

http://odesafiodaleitura.blogspot.pt/2013/04/tag-cinco-capas-mais-bonitas-da-minha.html

Beijinhos :)