segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

The Reader


Nomeado para os Óscares do ano passado, que valeu o Óscar de melhor actriz a Kate Winslet, "The Reader" conta a história de um jovem de 15 anos que se envolve num caso amoroso com uma mulher com o dobro da sua idade. Esse relacionamento acaba no dia em que ela desaparece sem deixar rasto. 8 anos depois o jovem volta a encontrá-la em julgamento, a ser julgada por crimes de homícido em campos de concentração nazi. Uma história que toca cá dentro, um sentimento de revolta por um segredo não ter sido revelado, a felicidade da liberdade que não acontece e o gosto pela leitura. É o que fica.

Na Alemanha pós-Segunda Grande Guerra Mundial o adolescente Michael Berg está doente, sente-se mal no meio da rua e é ajudado por Hanna, uma estranha com o dobro da sua idade. Michael recupera entretanto da escarlatina e vai à procura de Hanna para agradecer. Ambos são rapidamente arrastados para um apaixonado mas secreto caso amoroso. Michael descobre que Hanna adora que leiam para ela e a relação física entre eles intensifica-se. Hanna deixa-se cativar à medida que Michael lhe lê "A Odisseia", "Huck Finn" e "A Dama do Cachorrinho". Apesar da intensa relação entre eles, um dia Hanna desaparece misteriosamente e Michael fica confuso e de coração partido. Oito anos depois, Michael é um estudante de direito que observa julgamentos de alguns nazis e fica estupefacto ao ver Hanna sentada no banco dos réus. À medida que o passado de Hanna é revelado, Michael desvenda um grande segredo que irá ter impacto na vida de ambos.

Fonte: cinema.sapo.pt

4 comentários:

Ch!co disse...

Também o vi há pouco tempo e adorei! A história, os papéis mto bem interpretados, os cenários pós-guera... fez valer as nomeações ;)

Kelle disse...

Ch!co, achei a interpretação da Kate Winslet genial! Foi um Óscar merecido! O argumento é diferente do habitual, o desenrolar da história chega a surpreender...valeu mesmo a pena dormir 5h para ver o filme :p

Mary disse...

Eu vi o filme no ano passado e a Kate esteve simplesmente maravilhosa. Falta-te ver outro grande filme dela do ano passado: Revolutionary Road.
Dois grandes filmes, com duas grandes interpretações.

Kelle disse...

Mary, já vi, há algum tempo atrás. Talvez um dia o reveja que já não me lembro bem. Vale sempre a pena rever bons filmes :)