segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Férias de Verão - 2010

Os 15 dias de férias de Verão este ano dividiram-se apenas por dois lugares: Praia da Tocha e Porto Côvo, os meus dois lugares do coração.

Praia da Tocha
Uma semana com a família e os amigos de sempre. Os dias passaram entre manhãs e tardes de praia, esplanadas, à noite café prolongado com os amigos. O acontecimento dessa semana foi mesmo ter ido ao mar no barco de pesca, a pesca artesanal (Arte Xávega) que  se pratica na minha praia (post para um dia), coisa que andava a prometer há pelo menos 10 anos. Adorei aquela ida ao mar, estava tranquilo, bandeira verde, as ondas quase nem se notavam e aprendi algumas coisas sobre o processo da pesca. Nessa semana comemos quase sempre peixe grelhado, e ainda não enjoei de carapau grelhado, não. O carapau da minha praia é mesmo bom! A noite era reservada para conversas longas, copos e risos. É incrível como todos os anos encontro as pessoas de sempre pela praia, mesmo aquelas que só vejo nesta altura do ano, há qualquer coisa na praia que faz voltar.
 Nota: Esta foto podia ser minha, mas as minhas ainda estão na máquina, por isso pedi-a emprestada aqui.

Porto Côvo
Pelo 3º ano consecutivo, alguns do costume juntaram-se para passar férias: eu, R. F. C. e H. Desta vez armámo-nos em importantes e em vez de acamparmos como era habitual decidimos arrendar uma casinha para essa semana.
Foi uma tarefa difícil encontrar casa na costa alentejana mas com sorte (e um dedinho de um contacto) encontrámos uma casa em Porto Côvo. Foi um tiro no escuro porque não fomos ver a casa nem nada. Quando lá chegámos ficámos surpreendidos com a dimensão da casa e os utensílios que tinha. Tinha três quartos, uma sala bastante grande, dois wc's e uma cozinha mais bem equipada que a minha, com tudo. Além disso ainda tínhamos um alpendre com uma churrasqueira para fazermos os nossos tão característicos grelhados.
Como desportos oficiais deste Verão tivemos: monopoly, skimming, leitura, matraquilhos, correr atrás das gaivotas e apanhar boleia das ondas.
Chegámos a ter visitas para jantar e tudo, porque afinal há pessoas conhecidas a morar naquelas bandas.

Nos dois últimos dias ainda tivemos a visita da F., uma simpatia de vegetariana com jeito para jogar matraquilhos.
Foi com pena que regressámos à realidade porque eu era capaz de ficar por lá até qualquer dia.

1 comentário:

Deia disse...

Porto Côvo é para mim, a verdadeira maravilha de Portugal! Também andei por lá...
bjs