sexta-feira, 17 de setembro de 2010

The Desert Flower

Um filme chocante, é assim que o descrevo. A menina somali Waris Dirie, protagonista do filme, nasceu numa família pobre de pastores nómadas. Aos 3 anos é mutilada genitalmente de acordo com a cultura do seu país. Aos 13 anos o pai vende-a para casar com um comerciante sexagenário mas na noite antes do casamento ela foge e atravessa o deserto do nordeste africano durante dias e noites e chega à cidade, onde acaba por ser levada para Londres. Depois de algum tempo em Londres, dá-se a guerra da Somália e os somalis que viviam na Embaixada tiveram de regressar ao seu país. Waris foge porque não pode voltar. Acaba por ter a ajuda de uma aspirante a bailarina e torna-se uma top model de sucesso. Decide partilhar com o mundo o seu segredo no auge da sua carreira como modelo e torna-se porta-voz da ONU contra a brutal circuncisão das mulheres.
Este filme mostra uma realidade fria e bárbara dos países africanos que realmente choca e nos faz pensar como é que em pleno século XXI ainda há países que permitem este acto de crueldade humana. Com o seu testemunho, Waris conseguiu com que fosse proibida esta prática em muitos países, apesar de ainda se fazer na clandestinidade.
Baseado na história verídica e best-seller mundial, duma menina somali excisada aos 3 anos, vendida para casar aos 13, e que acabou por se tornar numa supermodelo em Inglaterra, sendo hoje uma porta-voz da ONU contra a excisão feminina.
Fonte: cinema.sapo.pt


Desert Flower no IMDB.

5 comentários:

R. disse...

LI o livro...

P disse...

Lê os livros!
São dois! ;)E valem mesmo a pena.

Kelle disse...

R. que achaste do livro?
Patxi, são estes? http://www.fnac.pt/Flor-do-Deserto-Oferta-Exclusiva-Waris-Dirie/a303151?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

P disse...

Nim. :)
Um chama-se Flor e outro Aurora.
Eu li-os em 2003
http://www.bookcrossing.com/journal/1051251
e 2004
http://www.bookcrossing.com/journal/1079556

Vê na Bertrand. ;)

Kelle disse...

Gracias :)