terça-feira, 19 de julho de 2011

Exames Nacionais

Fiquei um bocadinho escandalizada com a notícia sobre os resultados dos exames nacionais, especialmente os de Português: 55% negativas??
Em conversa com uma colega de trabalho ela perguntou-me de quem seria a culpa deste problema.
Não lhe soube responder, pois claro, mas tenho cá para mim que nos últimos anos se tem caído num facilitismo desmedido no ensino em Portugal. Isto tem claramente a ver com a história das estatísticas europeias, não queremos ficar mal na fotografia da Europa e por essa razão descem-se níveis de exigência básicos para que os meninos pareçam muito espertos.
Quanto menos se exige das crianças, mais preguiçoso se torna o seu cérebro, e eu tenho a noção de que se anda a exigir menos que o mínimo! A razão das fracas notas dos exames nacionais pode ter a ver com isso mesmo, com a falta de exigência nas aulas durante o ano e depois o exame nacional com um pouco (mesmo pouco) mais de exigência (que também me parece que tem a ver com a mudança de Governo) leva a notícias destas que fazem as capas dos jornais.
Entristecem-me estas notícias, entristece-me ver o fraco nível de exigência nas escolas e entristece-me ver que cada vez as nossas crianças são menos estimuladas na aprendizagem!
Falta disciplina, falta a noção do dever e isso pode passar por professores, pais e governantes, a culpa não morre solteira!

Fonte da imagem: weheartit

1 comentário:

Ângela disse...

Pensei no mesmo e também me escandalizei!Lembrei-me do nosso tempo!E também que parece que quanto mais facilitam (perdoem-me a expressão), mais "burros" desenvolvemos!O que é isto?tenho-me questionado!Quando fizemos exame de Português interpretavamos uma texto com respostas abertas, agora (segundo quem fez o exame), essas questões transformaram-se em escolha de múltipla!Não é que estas sejam mais fáceis,mas eu questiono-me,novamente,como se avalia a capacidade de interpretação de um texto sem ser em resposta aberta,em escrita "livre"!Não dá para perceber!è vergonhoso e também acho que estamos a baixo dos mínimos!