domingo, 31 de julho de 2011

Filha do Mar, de Elizabeth Gilbert


Ruth Thomas é uma jovem da ilha de Fort Niles, no Maine, com uma família complicada, os pais separados, sendo que o pai é um dos maiores e mais gananciosos pescadores de lagosta da ilha. Depois de ter sido enviada para uma escola interna no continente, Ruth regressa à ilha aos 18 anos determinada a ficar por ali. Ao fim de uns meses começa a ficar aborrecida pois não sabe bem o que deve fazer da vida ali na ilha e passa as tardes a fazer companhia à sua vizinha Senhora Pommeroy e às respectivas irmãs problemáticas enquanto que outras vezes passa os seus fins de tarde com o senador e um dos filhos da Senhora Pommeroy, enquanto estes procuram artefactos para o museu de história natural que aspiram construir.
A vida de Ruth dá uma volta quando vai com a Senhora Pommeroy a Courne Haven, a ilha rival de Fort Niles, protagonista de gerações e gerações de guerras por causa da delimitação das águas para a  pesca da lagosta.
Ruth acaba por se tornar um importante elo de ligação entre as duas ilhas até então altamente rivais e acabar com as guerras da lagosta entre elas.
Esta história acaba por realçar a liderança e a união, a par com a amizade, a teimosia, o amor, e o não conformismo.
Em Fort Niles e Courne Haven, duas ilhas remotas da costa do Maine, os pescadores de lagosta locais lutam, há gerações, pelo direito a pescar no mar que os separa. Ruth Thomas nasceu no meio desta disputa, filha de um dos mais gananciosos pescadores de Fort Niles. Aos 18 anos, Ruth regressa a casa do colégio interno, determinada a ignorar a sua educação e a tornar-se pescadora de lagosta, como filha do mar que é. Porém, acaba por se apaixonar por Owney Wishnell, um jovem e atraente pescador da ilha rival, o que irá transformar profundamente as vidas dos habitantes das duas ilhas.
Fonte: fnac.pt

Sem comentários: