segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Crash


A história passa-se na cidade de Los Angeles, onde existem vários núcleos culturais, com pessoas de diferentes grupos étnicos e com raízes de outros países com demasiados preconceitos para com outros que sejam diferentes. O filme mostra vários acontecimentos nesta selva urbana de forma separada, um casal assaltado na rua, uma família iraniana no seu estabelecimento comercial, dois polícias com formas de ver as coisas muito diferentes, um cineasta com vergonha das suas origens africanas, um mexicano serralheiro e pai atencioso, dois amigos que se dedicam ao roubo de carros e um casal coreano ligado ao tráfico de pessoas. Apesar de, no início, estas histórias em nada estarem relacionadas, todas acabam por se interligar de uma ou outra maneira. Este filme mostra bem quão impressionante é a multiculturadidade de uma cidade como Los Angeles dando uma visão da tolerância racial (ou falta dela) numa América contemporânea.
O conjunto de actores, onde parece não existir um actor principal, está cheio de nomes sonantes: Sandra Bullock, Don Cheadle, Matt Dillon, Sean Cory Cooper, Jennifer Esposito, entre muitos outros.
"Crash" é um filme muito completo e bem arquitectado com referências importantes à intolerância, estereótipos, xenofobia e racismo.
Uma dona de casa e o seu marido advogado estatal. Um persa dono de uma loja. Dois polícias detectives que são também amantes. Um director de televisão afro-americano e a sua mulher. Um mexicano serralheiro. Dois ladrões de automóveis. Um polícia recruta. Um casal coreano de meia idade… Todos vivem em Los Angeles. E durante as próximas 36 horas, irão entrar em colisão…

2 comentários:

Mary disse...

Adorei o filme quando saiu e nunca perco a oportunidade de ver quando passa na televisão.
Excelente!

teardrop disse...

É um dos filmes que também recomendo! Uma história marcante!