sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Natal lá em casa


Ouço muitas vezes as pessoas dizerem que detestam o Natal! Não posso deixar de ouvir as suas razões, muitas vezes relacionadas com o consumismo, com a azáfama dos presentes e com os atropelos nos centros comerciais.
O Natal é o que cada um quiser fazer dele e dizer que se detesta o Natal é meio caminho andado para se mudar alguma coisa.
Eu gosto do Natal e tudo o ele para mim significa. Para nós lá em casa a noite de Natal é especial como os jantares de família que fazemos frequentemente, ou como aquelas noites em que a família se juntava para comer castanhas à lareira e conversar.
O Natal para nós é isso mesmo, juntarmo-nos a conversar, a comer e a beber, a rir, às vezes a dançar. Fazemos isso mais do que uma vez no ano, a diferença são mesmo os presentes. Eu adoro surpreender as pessoas e a busca incessante do presente ideal para cada pessoa da família é uma tarefa que adoro, gosto de pensar detalhadamente nos gostos das pessoas e oferecer-lhes um presente que seja a cara delas, não é por obrigação, é por gosto. Às vezes uma simples moldura com uma fotografia especial da pessoa ou de alguém que lhe diz muito é o suficiente para deixar a pessoa a sorrir. Consigo imaginar a cara do meu avô quando ele abrir o presente que tenho para ele. Ou a cara do outro avô quando vir o título do livro que lhe vou dar (aos 85 anos o homem adora ler e devora livros como poucos). Saí a ele, definitivamente.
O Natal são também os doces da época que a minha mãe faz tão bem, para nós e que oferece também aos vizinhos.
Fazemos um Natal cada vez que nos juntamos todos a almoçar e a jantar, a rir da tia a resmungar para o tio não comer doces que lhe fazem mal, dos primos a contar anedotas de me fazerem agarrar à barriga a rir, do meu irmão a falar sem parar e a contar histórias do outro lado do mundo, do meu pai a meter cada vez mais lenha na lareira, da minha mãe sorridente por ter os dois filhos (e o outro filho emprestado) juntos em casa outra vez, da minha avó a dizer que para o ano já cá não está, do meu avô pescador quase a adormecer no sofá ao quentinho da lareira, dos planos que fazemos todos juntos, das histórias que trocamos e dos risos sinceros, de falarmos todos ao mesmo tempo e muito alto, como só os gandarezes fazem bem!
Este é o meu Natal!

Fonte da imagem: weheartit

2 comentários:

R. disse...

Esse é verdadeiro e melhor Natal :)

Kelle disse...

E é tão bom que assim seja, R. :)