segunda-feira, 19 de setembro de 2011

The Last Station

É à volta de Leo Tolstoy (interpretado por Christopher Plummer), o grande escritor russo imortalizado nas suas obras "Guerra e Paz", "Anna Karénina", entre outras, que toda a acção do filme se desenrola. A sua mulher, Sofya (interpretada por Helen Mirren) luta todos os dias para que o marido não abandone a sua condição de conde e a fortuna que ambos construiram durante uma vida e luta contra Chertkov (Paul Giamatti) que insiste que Tolstoy assine um testamento onde deixa tudo à comunidade. É neste cenário que aparece Bulgakov (James McAvoy) para ser o novo secretário pessoal de Tolstoy. Bulgakov nutre por Tolstoy uma profunda admiração e segue a sua filosofia à risca, até conhecer Masha (Kerry Condon) por quem se apaixona produndamente. O filme retrata os últimos meses de vida do grande escritor e a forma como a sua esposa defendeu até ao fim o patromónio do casal, numa época em que já nem Leo Tolstoy acreditava na sua filosofia.
Uma biografia muito interessante que me deixou com vontade de ler algo de Tolstoy. É de apreciar o óptimo desemprenho de James McAvoy!

Após quase cinquenta anos de casamento, Sofia, a dedicada esposa, amante, musa e secretária de Leo Tolstói – ela copiou o manuscrito de Guerra e Paz seis vezes à mão - vê subitamente o seu mundo virado do avesso. Ao adoptar uma nova religião, o grande escritor russo renuncia aos seus títulos de nobreza, às suas propriedades e inclusivamente à sua família, trocando tudo pela pobreza, vegetarianismo e mesmo o celibato. Após ela lhe ter dado treze filhos. Quando Sofia descobre que o fiel discípulo de Tolstói, Chertkov - que ela despreza - pode ter persuadido secretamente o marido a assinar um novo testamento, onde deixa os direitos das suas novelas icónicas ao povo russo e não à sua própria família, é consumida por uma raiva justificada. Empregando toda a sua astúcia, todos os truques de sedução do seu considerável arsenal, Sofia luta ferozmente por aquilo que considera ser seu por direito. No entanto, quanto mais radicais são as suas acções, mais facilmente Chertkov consegue persuadir Tolstói do mal que ela fará à sua gloriosa herança.
Fonte: cinema.sapo.pt
The Last Station no IMDB

Sem comentários: