quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Portugal não é Moutinho, by Alvim

Fernando Alvim, conhecido faz-tudo do panorama televisivo, radiofónico, quase-literário (e tudo e tudo) português, escreveu para a revista Printed Blog um texto a que eu achei imensa piada, especialmente na parte em que Alvim refere que Portugal é um país que diz mal de si próprio. É verdade, só faltou acrescentar que nós podemos falar mal de nós próprios mas não admitimos a estranhos, estrangeiros de fora, que venham para cá dizer mal do nosso país e isto lembra-me o caso da Moody's.
O meu conhecimento sobre futebol não é vasto, muito menos sei das características de cada jogador mencionado no texto, pelo que as referências aos nomes dos jogadores me passam ligeiramente ao lado.
Não assumo que concordo nem que discordo do texto escrito por Fernando Alvim, apenas quero partilhar.
"Portugal não é o maior, mas pode a qualquer momento ser."


Texto completo no blog do Alvim:

Portugal não é Moutinho
Percebi hoje que era de Portugal, quando recebi uma chamada do estrangeiro onde alguém me perguntava com voz alta: É de Portugal? E eu respondi-lhe com a firmeza devota de um militar na chamada:  “ sou sim! Sou de Portugal”. E neste mesmo instante, percebi que eu sou de Portugal não porque tivesse nascido aqui, mas porque me sinto daqui. E sinto muito. A grande virtude de Portugal ao contrário do que muita gente diz, é dizer mal de si próprio. Portugal é um casal que discute a toda a hora e se for preciso parte um ou outro prato no chão. Eu gosto deste Portugal por isto, por ser um país nervoso, por dizer mais mal de si do que dos outros, por assumidamente ter uma auto-estima inferior a cada um deles. Eu não gosto de países de olhares altivos perante os outros, mas justamente daqueles que mesmo sabendo a sua elevação, não fazem uso disso. Os países maiores, tal como os maiores entre as pessoas, nunca dizem que são os maiores, quando muito – e olhem que isto não é nada fácil – conseguem que os outros o digam por si. E antes que pensem que este texto é um panfleto para aumentar a auto-estima de Portugal tal como os vídeos que já circulam na Net, vou já dizendo que Portugal não é o maior, mas pode a qualquer momento ser. Portugal não é de facto um jogador equilibrado e regular -  Portugal não é Moutinho! – Portugal é Quaresma, é Carlos Martins, é Nuno Gomes. É certo que nunca se sabe o que irá fazer cada um deles, mas a incerteza com que jogam faz-nos roer as unhas, se for preciso dos pés. Portugal é esse jogador imprevisível, que não sabemos bem se quando entrar poderá resolver o jogo. Mas o facto de percebermos que poderá de facto o resolver, é a maior certeza que transportamos connosco. A ideia de que a qualquer momento podemos levantar um estádio e uma taça e ganhar um campeonato e uma final, com um golo extraordinário, um lance de génio, uma jogada que levante um, dois estádios ao mesmo tempo. Portugal não é Moutinho não, Portugal é Quaresma, é Carlos Martins é Nuno Gomes. 

Sem comentários: