quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuba


Hoje tive vontade de regressar a Cuba.
No carro, pelo caminho, lembrei-me desta música, uma das que mais me traz à memória as imagens de Cuba.
Tive vontade de voltar a passear nas ruas de Havana, sentir o peso da história, incomodar-me com a falta de liberdade e com a pobreza, enternecer-me com a simpatia e o sorriso cubano, perder-me em bairros de janelas partidas e carros mais que antigos, descobrir um amigo de um amigo de um conhecido que vende charutos "trazidos" da fábrica e sentar-me no sofá da sala da casa dele e andar pelas festas de rua a ouvir Rumba.
Havana é mesmo assim, parece uma cidade abandonada mas tem mais vida que muitas cidades europeias, tem muito optimismo! Pior do que estão não podem ficar, desde Fulgêncio Batista, passando por Fidel Castro e agora Raúl Castro, as coisas têm melhorado ao longos dos tempos, vão poder finalmente sair do país e fico feliz por finalmente se começar a ver a luz ao fundo do túnel para os cubanos.
Quem não vai a Havana, não conhece Cuba.

Sem comentários: