segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pastless people


Antes de começar devo dizer que o arraial de palavras que vou escrever a seguir foi inspiradíssimo (sócio...) num post da Pólo Norte, essa personagem da comunidade dos blogs mais conhecida que a Padeira de Aljubarrota.
Num dia de Fevereiro de 2010 já aqui tinha mencionado o meu grupo de amigos da escola. Não, ainda não fizemos nenhum jantar para nos voltarmos a encontrar, essas coisas têm tendência a ser adiadas, mas tenho esperança que um dia vai acontecer.
A minha vida tem sido um acumular de pessoas, cada uma no seu cenário, e a certa altura temos os amigos da escola, da catequese, das actividades desportivas, das férias, dos encontros de amigos dos pais, os amigos daqui, os dali, os d'acolá, esta bagagem emocional com que vamos crescendo agrada-me. Essas pessoas, de alguma forma, acabam por nos marcar e tornar-nos pessoas diferentes, com uma bagagem de experiências.
Na minha aldeia havia a Ângela e o Ricardo, que ainda hoje guardo bem guardados. Acabámos por andar na mesma escola e na catequese todos juntos também, mas conhecemos mais pessoas. A Ana Lúcia e a Cláudia, juntamente com a Ângela, marcaram os quatro anos do primeiro ciclo entre brincadeiras no recreio e a sala de aula. Da mudança de escola e dos 5 anos aí passados guardo a Dora, a Marta, o André, o Telmo, a Carina e a Ana Cristina, e todos aqueles jantares e almoços só nossos, a viagem a França e puros momentos de riso e alegria. Guardo a Filipa dos Verões da Praia da Tocha, aquele mês de Agosto inteirinho só nosso. Guardo a Paulinha, a Elsa, a Ângela, a Catarina, o Luís e o Daniel das férias passadas com os pais, os amigos dos pais e respectivos filhos, a acampar em Monte Gordo e Armação de Pêra em finais dos anos 80 e até metade da década de 90. Guardo a Joana da escola secundária, coitada, caiu na nossa turma de pára-quedas, e guardo a Inês e a Anabela. Guardo a Sara do primeiro ano de curso com as noites na praça, jantares de curso e farra , e a Marta, o Rafael, o Richard, dos dois seguintes, trabalhos e muito código que fizemos juntos. Nos restantes guardo o Miguel, o Rúben, o Moura, cortejos, jantares e muita boa vida de estudante. Do MBA/Mestrado (já quase final) guardo a Teresa, o Luís, a Nádia e o António, as nossas conversas e os trabalhos feitos juntos. Os de hoje? Estão aqui guardados sim, ficam para um post lá mais para a frente.
Esta é só parte da minha bagagem e gosto muito de a ter, o passado não se apaga, está lá e eu gosto de olhar para trás e ver o meu, passar na rua e parar para conversar com pessoas que já me disseram tanto e que em algum momento foram efectivamente importantes, são histórias com gente dentro que guardo.
Fonte da imagem: weheartit

1 comentário:

Ângela disse...

E a Ângela continua a "atasanar-te" o juízo quase semana sim semana não...quando não se cai na desgraça de ser mais que uma vez por semana:)looooooool!!!Mais uma vez...adorei o que escreveste!