segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tropa de Elite 2

A história deste filme começa na prisão de Bangu 1 com um motim ou uma carnificina organizada pelos presos de uma das alas, fazendo reféns dois polícias.
O batalhão do agora Coronel Nascimento (excelente interpretação de Wagner Moura) é chamado a intervir e planeiam agir conforme treinados, até que chega Diogo Fraga (Irandhir Santos), representante dos direitos humanos e a situação descontrola-se, acabando da pior maneira.
O Coronel Nascimento é afastado do BOPE, assim como o Capitão André Matias. O Coronel é colocado no Serviço de Informação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Passado algum tempo a exercer a sua função, apercebe-se que afinal o inimigo não está nas favelas, não são os traficantes de droga, mas sim o Sistema, esse é agora o inimigo, bem mais difícil de combater, onde está envolvida a classe política, a polícia e outras figuras de bom nome na praça.
Sem qualquer pudor, o filme conduz-nos pelos caminhos da corrupção, da violência, do poder, do dinheiro e do medo no Brasil. O foco deixou de estar na favela e nos traficantes para passar a estar nos políticos e nas milícias.
Tropa de Elite 2 é, tal como o primeiro, um filme intenso, realista, cheio de momentos marcantes.
Wagner Moura comprova, mais uma vez, a fibra de que é feito com esta grande interpretação.
Anos depois do final do primeiro filme a acção de Tropa de Elite 2 decorre num momento em que o agora Coronel Nascimento é nomeado para um cargo de importância dentro do serviço de informação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Nos meandros da política ele percebe que é aí que reside o principal problema, e já não dentro da favela.
Fonte: cinema.sapo.pt
Tropa de Elite 2 no IMDB.

2 comentários:

Merenwen disse...

Tenho-o guardado no disco para ver, mas pergunto-me se não valerá a pena ir ver ao cinema invés de casa. O que achas, vale o bilhete?

Kelle disse...

Este é quase equivalente ao primeiro, talvez um pouco mais "breath taken". Acho que ambos são merecedores do preço do bilhete mas os gostos das pessoas são complicados de comparar :)