quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Confundir a Cidade com o Mar, de Richard Zimler


No meu primeiro contacto com a escrita de Richard Zimler é-me apresentado um livro de contos, 16 contos que nos fazem viajar no tempo e no espaço e nos levam do Brasil a Buenos Aires, da Carolina do Norte à Europa com especial paragem em Portugal.
Os contos são bastante diferentes mas têm em comum a escrita crua, rude e sem filtros, quase chocante. A escrita culta de Richard Zimler vai passando por diversos temas polémicos e de difícil abordagem como o racismo, a homossexualidade, a emigração, a homofobia, a morte, os traumas, o suicídio, sempre tendo em conta que os contos habitualmente terminam de forma menos feliz. Ainda que se foquem em temas tão gritantes, o autor não deixa de se focar nas relações entre pessoas e nas emoções e isso é o fio condutor entre todos os contos deste livro.
Não posso aqui deixar de referir os dois contos que mais me marcaram, "A agradável superfície das coisas" e "Sina de Escarumba", uma leitura deliciosa.
Uma curiosidade: Zimler vive desde a década de 90 no Porto tendo adquirido também nacionalidade portuguesa.

Em "Confundir a Cidade com o Mar", Richard Zimler aborda temas muito diversos, centrando-se sempre nas relações humanas e nos sentimentos que atravessam gerações e que, num dado momento, mudam para sempre o rumo da vida dos intervenientes. Num registo muito diferente dos romances a que o autor já nos habituou, os 16 contos, que nos levam da Europa aos Estados Unidos, da Argentina ao Brasil, dos anos 50 à actualidade, abordam questões tão pungentes e controversas como o racismo, a homossexualidade, a emigração e a dificuldade de relacionamento entre as pessoas.
Por vezes escritos com uma crueza quase chocante, estes contos levam-nos a uma reflexão sobre a essência do ser humano e de como as situações que se nos deparam podem alterar irremediavelmente a forma como olhamos o mundo.
Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, Nova Iorque. Formou-se na Duke University e completou um mestrado em jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista em S. Francisco durante uma década. Em 1990 mudou-se para Portugal, onde ensina jornalismo na Universidade do Porto. Tem actualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. É autor de sete romances, incluindo os quatro livros que constituem a série de romances históricos sobre a família Zarco de judeus portugueses, que podem ser lidos em qualquer sequência.
Fonte: fnac.pt

3 comentários:

Lili C. disse...

Adorei um livro dela "Goa e o (QQ coisa que nao me lembro) da Aurora". Gosto de contos e esse livro entrou para a lista de livros a comprar.

Lili C. disse...

*dele :)

Kelle disse...

Lili, este vale bem a pena e eu nem costumo ler livros de contos. Realmente foi uma boa surpresa.