"Heróis do Ultramar" conta a história de várias missões nos três teatros de guerra colonial onde os portugueses estiveram: Angola, Moçambique e Guiné, contadas pelas vozes dos que lá estiveram.
É uma homenagem a toda uma geração que passou 13 anos em guerra, numa guerra onde não pediram para estar, numa guerra onde muitos eram "carne para canhão".
Os testemunhos reais dos soldados portugueses que estiveram em terreno de guerra mostram-nos que a coragem e determinação corre-nos no sangue. Ainda que as duas opções possíveis fossem morrer ou matar, os portugueses conseguiram vencer muitas batalhas nesta guerra, foram reféns de guerrilheiros, viram muitos companheiros morrer ao seu lado e muitos morreram para salvar outros e isso deixa marcas para a vida toda.
Entre 1961 e 1974, centenas de milhares de portugueses combateram em Angola, em Moçambique e na Guiné. Mas, como acontece em todos os conflitos, só alguns combatentes se destacaram. Heróis do Ultramar traça o retrato de um punhado de homens que se distinguiram nos campos de batalha da Guerra Colonial e que ainda hoje são recordados pela sua bravura extrema. Portugueses que, independentemente do curso da História, da política ditada pelo governo de Lisboa, das suas próprias convicções e até das suas personalidades por vezes polémicas, demonstraram uma extraordinária capacidade de liderança debaixo de fogo e uma determinação inabalável perante a adversidade e o terror que só uma guerra consegue despertar. Escrito a partir de vários testemunhos e das memórias dos combatentes, Heróis do Ultramar reúne alguns dos episódios mais ousados e dramáticos das três frentes do conflito português em África, na perspectiva dos seus principais protagonistas no terreno.Fonte: fnac.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário